Meus amigos, reconheço que a situação não é fácil. Comprar um ingresso para as Óperas de Paris é uma operação complicada, por isto aqui estão alguns esclarecimentos.

A estação cultural começa, todos os anos,  no mês de setembro. Para a estação 2009/2010, a Ópera de Paris já começou a vender o que ela chama de abonnements desde o dia 27 de março de 2009. Quer dizer, bem antes do início dos espetáculos. Estes abonnements são pacotes de 2, 3 ou 4 espetáculos.

Em seguida ela coloca à venda ingressos que podem ser comprados via internet, por telefone, por carta ou nos chichês das duas Óperas (Garnier e Bastille).

A venda por internet é feita clicando na palavra Réservation do site da Ópera de Paris. Se o espetáculo não estiver mencionado, significa que os bilhetes para a categoria internet já se encontram esgotados. Mas, a Ópera de Paris pode, a todo momento, colocar novos ingressos nesta categoria. Aconselho perseverança.

As vendas por telefone e nos guichês começam em datas precisas para cada espetáculo. Um exemplo: a venda por telefone do balé Gisele começou dia 6 de julho, e  a venda do espetáculo do reveillon  começa dia 28 de setembro. Para quem telefona do exterior o número é : 33 1 71 25 24 23. Vocês podem consultar a data da venda dos ingressos do espetáculo que lhes interessa no link abaixo:

www.operadeparis.fr

A compra por correspondência é impossível para quase a totalidade dos leitores ( talvez me engane ) porque o pagamento é feito por cheque, em euros e compensado na França. Para aqueles que escapam da regra o endereço é:

Service des Relations avec le Public – 120 rue de Lyon – 75576 Paris Cedex 12.

Os preços dos ingressos são distribuidos em várias categorias. A mais cara e com melhor visibilidade, a categoria 1, custa 172 euros.  Em seguida os preços são 138, 116, 70, 40, 21, 10 e 7 euros.

Existe uma pequena diferença entre as categorias da Opera Bastille e as da Opera Garnier. Mas o princípio é o mesmo: as mais baratas correspondem a lugares sem visibilidade ( por exemplo,  situadas atrás de uma coluna ). Estas categorias ( 5, 6, 7 para a Garnier  e 7 e 8 para Bastille ) são vendidas somente nos guichês.

Além destes ingressos, as Óperas de Paris vendem duas outras categorias. A primeira corresponde a 62 lugares em pé no fundo da sala. Eles custam 5 euros cada e a venda começa 1.30h antes do início do espetáculo. A segunda, coresponde aos ingressos com tarifa especial para os menores de 28 anos, os quais são vendidos 15 minutos antes do espetáculo. Eu não consegui encontrar o valor desta última categoria.