Algumas estações parisienses possuem várias plataformas de embarque. Já me aconteceu ficar distraída em plataforma errada, esperando painel publicar o número do cais de embarque do meu trem e depois ser obrigada a correr pelos corredores da estação, com malas e bolsas, até a plataforma correta.

Este é o painel da Gare de Lyon. Esta estação possui duas plataformas: uma chamada jaune (amarela) e outra, bleu (azul). Os cais de embarque da plataforma jaune são numerados de 5 a 23. Os da bleu são sinalizados com letras de A a N.

No painel encontramos: a característica do trem (TGV ou outro), o número do trem, a hora e a destinação, as particularidades (primeira e segunda classe, ou somente segunda classe) e, por último, o cais de embarque ou voie. Antes da publicação do número ou letra do cais, um quadrado amarelo ou azul informa aos viajantes qual a plataforma de cada trem.

Um outro detalhe: em cada plataforma, existe um painel como este acima, indicando a sua cor e as letras ou os números dos cais. A foto acima indica que estamos na plataforma azul, cais A à N. Uma flecha indica a direção da plataforma amarela onde ficam os cais 5 à 23.

Durante a compra das passagens via site da SNCF, vocês terão que escolher entre primeira e segunda classe, lugares embaixo ou em cima (alguns trens possuem dois andares) e, em alguns trajetos, poltronas no sentido do trem ou não (de frente ou de costas). Todos os trens TGV possuem mais uma escolha: trata-se da opção de quatro poltronas, sendo duas de frente para as outras duas, com uma mesinha ao meio. Esta é a melhor escolha para dois casais amigos, ou pais acompanhados de dois filhos. Na foto, o senhor lendo o jornal ocupa este lugar.

Não se esqueçam que o ideal é ter uma mala pequena. O espaço reservado para as malas dentro do vagão é pequeno. As malas acima possuem o tamanho de uma mala de mão de avião. Existem outros compartimentos para malas maiores, mas eles ficam, às vezes, fora do espaço onde ficam as poltronas. Além disso é o próprio passageiro que lida com a bagagem o tempo todo: ele leva a mala até o vagão, sobe com ela e a coloca nos lugares reservados.

Para comprar suas passagens na França: www.voyages-sncf.com

Leia também:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.