Algumas estações parisienses possuem várias plataformas de embarque. Já me aconteceu ficar distraída em plataforma errada, esperando painel publicar o número do cais de embarque do meu trem e depois ser obrigada a correr pelos corredores da estação, com malas e bolsas, até a plataforma correta.

Este é o painel da Gare de Lyon. Esta estação possui duas plataformas: uma chamada jaune (amarela) e outra, bleu (azul). Os cais de embarque da plataforma jaune são numerados de 5 a 23. Os da bleu são sinalizados com letras de A a N.

No painel encontramos: a característica do trem (TGV ou outro), o número do trem, a hora e a destinação, as particularidades (primeira e segunda classe, ou somente segunda classe) e, por último, o cais de embarque ou voie. Antes da publicação do número ou letra do cais, um quadrado amarelo ou azul informa aos viajantes qual a plataforma de cada trem.

Um outro detalhe: em cada plataforma, existe um painel como este acima, indicando a sua cor e as letras ou os números dos cais. A foto acima indica que estamos na plataforma azul, cais A à N. Uma flecha indica a direção da plataforma amarela onde ficam os cais 5 à 23.

Durante a compra das passagens via site da SNCF, vocês terão que escolher entre primeira e segunda classe, lugares embaixo ou em cima (alguns trens possuem dois andares) e, em alguns trajetos, poltronas no sentido do trem ou não (de frente ou de costas). Todos os trens TGV possuem mais uma escolha: trata-se da opção de quatro poltronas, sendo duas de frente para as outras duas, com uma mesinha ao meio. Esta é a melhor escolha para dois casais amigos, ou pais acompanhados de dois filhos. Na foto, o senhor lendo o jornal ocupa este lugar.

Não se esqueçam que o ideal é ter uma mala pequena. O espaço reservado para as malas dentro do vagão é pequeno. As malas acima possuem o tamanho de uma mala de mão de avião. Existem outros compartimentos para malas maiores, mas eles ficam, às vezes, fora do espaço onde ficam as poltronas. Além disso é o próprio passageiro que lida com a bagagem o tempo todo: ele leva a mala até o vagão, sobe com ela e a coloca nos lugares reservados.

Para comprar suas passagens na França: www.voyages-sncf.com

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris