Cada presidente francês deixa sua assinatura na paisagem parisiense. Mitterrand , por exemplo, construiu a pirâmide do Louvre.

Sarkozy acabou de apresentar um projeto para a Paris do futuro. Projeto titanesco que vai mudar completamente a cidade. Um trabalho monumental que apresentado hoje, entre crises econômicas e epidemias graves, fica com características de um sonho.

O projeto inclui o fim do limite entre Paris e sua periferia e a construção de uma Grande Paris, através de   uma revolução dos meios de transportes que funcionarão 24 horas e contarão com um metro automático, de 130 km, em torno da cidade,  da criação de uma floresta de dois milhões de árvores, de construções ecológicas com telhados vegetais térmicos e etc.  A lista das transformações é longa.

Por um lado penso que Paris precisa de um projeto desta ordem para se transformar na capital pós-crise dos anos 2020. Por outro lado já fico nostálgica desta Paris de hoje, pequena, preservada, conservada com todas as suas características da Paris do século XIX.

www.legrandparis.culture.gouv.fr