Uma pesquisa recente revelou as principais atividades de lazer dos franceses.

1 – assistir televisão – 3 h 07 minutos por dia.

2 – internet – 2 h 17 minutos por dia.

3 – escutar rádio – 1 h 20 minutos dia.

4 – se dedicar aos amigos e família – 59 minutos dia.

5 – escutar música – 54 minutos dia.

6 – ler – 38 minutos dia.

Percebi, já há algum tempo, que a leitura clássica de livros e jornais deixou de ser  o grande prazer dos franceses. A  mesma pesquisa revela, entretanto, que cada lar possui em média 156 livros. Os livros representam ainda um objeto de cultura apesar da televisão e internet. A pesquisa deveria definir melhor o item internet.  Ele não seria também leitura?

Um dado que me surpreende é o tempo dedicado aos amigos e família. Será porque sou brasileira? Tenho a impressão que no Brasil dedicamos mais de 1 hora por dia às relações sociais. Uma hora para encontrar a namorada,  o marido,  os filhos,  os amigos? Que miséria!

Outra dado que difere da cultura brasileira, o tempo dedicado ao rádio. Estou afirmando isto da forma menos científica possível. Baseada na minha experiência. Nunca tinha escutado rádio antes de chegar na França. Estranhei o hábito francês de acordar e ligar o rádio para ouvir as notícias e comentários e de acompanhar religiosamente  os programas preferidos.  Com o tempo adquiri  os mesmo hábitos só por causa da Radio Culture, uma formidável fonte de informação cultural.