Existe na França uma tradição absurda, incendiar carros na noite do reveillon. Bando de jovens percorrem as ruas pondo fogo nos carros estacionados. O número de carros incendiados este ano foi superior ao ano passado com 1147 veículos queimados.

Os turistas precisam saber que tudo isto se passa nas periferias das grandes cidades. Em primeiro lugar Paris e a sua  periferia norte, a região chamada Seine Saint Denis,  com 130 carros queimados. Em segundo lugar a periferia de Strasbourg. Impossível presenciar cenas como as da foto na virada do ano nos Champs Elysèes e outros pontos turísticos da capital francesa.

Detalhe interessante, a polícia suspeita que não só jovens vândalos andem pelas ruas queimando carros.  Os proprietários de  carros velhos aproveitam a ocasião para receberem o seguro que cobre este tipo de acidente. Na calada de noite queimam os próprios veículos e de manhã vão acusar a meninada do bairro.

A lei favorece esta manipulação ao estipular que todo cidadão com um salário inferior a 2.000 euros por mês, se tiver o carro queimado,  receberá 4.000 euros de reparação. Se o cidadão tiver um carro velho que não vale nada…