torre2.jpg

torre6.jpg

torre11.jpg

torre13.jpg

Neste primeiro semestre de 2008, entre os turistas que visitaram Paris, 57% eram estrangeiros e o restante franceses do interior. No grupo de estrangeiros 30% eram turistas vindos dos paises emergentes, Oriente Médio, Brasil, Russia e China. O número de turistas vindos destes países ultrapassou pela primeira vez o número de turistas estrangeiros vindos dos USA, do Japão e de outros paises europeus.

Como disse no primeiro artigo sobre os Bric e a França, o governo francês conta com os turistas brasileiros e outros classificados como emergentes para substituirem aqueles que sofrem com o dólar fraco e a alta do petróleo.

O preço médio de um quarto de hotel em Paris é 151,60 euros. Isto quer dizer que os hotéis que eu selecionei e todos os indicados pelos leitores estão com tarifas bem abaixo do preço médio.

62% dos turistas que passaram por Paris neste primeiro semestre se hospedaram em hotéis de até 3 estrelas. Quer dizer que os 38% restantes escolheram hotéis de 4 estrelas e os Palácios. Este número é impressionante, pensei que fosse muito mais baixo.

Os monumentos mais visitados foram Torre Eiffel, Notre Dame, Louvre e Sacre-Coeur. Eu acho sempre engraçado este contraste entre a escolha dos estrangeiros e a escolha dos franceses. Os parisienses detestam o Sacre-Coeur e eu ontem jantei com uma amiga francesa que me confessou que nunca tinha posto os pés em Versailles.

Fotos da Torre Eiffel de Sérgio T. Gonçalves.