Minha amiga Luiza Vol, do blog Favoritos, me enviou um link dando acesso a fotos de Paris durante a ocupação alemã. Vou contar para vocês a história de uma exposição.

zuccaleve3.jpg

Trata-se de uma exposição de fotos organizada pela Biblioteca Histórica da Cidade de Paris entre março e julho 2008. Esta exposição mostrava fotos coloridas de Paris durante a ocupação alemã e se chamava Os parisienses durante a ocupação. O sucesso foi imediato pois fotos coloridas de Paris nesta época é fato raríssimo.

Quem era este fotógrafo que conseguiu obter filmes para fotos coloridas durante a guerra? Trata-se de André Zucca, um francês que trabalhava para a revista Signal um jornal de propaganda nazista.

zuccaleve2.jpg

Imediatamente uma polêmica se cria em torno da exposição e do conteúdo das fotos.

zuccaleve1.jpg

Várias personalidades criticavam o fato da Biblioteca expor fotos de uma cidade ensolarada, com parisienses bem vestidos, alegres, sem problemas, aproveitando as margens do Sena e o sol do verão.

zuccaleve.jpg

Criticavam o fato desta exposição não assinalar a ausência de fotos mostrado o sofrimento da guerra, dos controles de identidade, das grandes filas para compras de alimentos, das perseguições, dos assassinatos.

Imediatamente a direção da Biblioteca mudou o nome da exposição para Alguns parisienses durante a ocupação.

Nas fotos acima, a primeira mostra o poster da exposição com o título que foi modificado e as seguintes são fotos expostas na Biblioteca. Nunca tinha visto fotos do Sena antes da era da poluição generalizada e a foto com as célebres bandeiras vermelhas mostra a sede do Estado Major alemão que ocupava o Hotel Meurice, o belo hotel quatro estrelas situado na rue de Rivoli, na frente do Tuileries.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris