file_340987_5190211.jpg

Este dispositivo serve para medir a quantidade de álcool no sangue e funciona da seguinte maneira. O chofer sopra no canudinho e se o resultado for positivo o sistema de funcionamento do carro é bloqueado.

A Ministra do Interior da França estuda a possibilidade de instalar este dispositivo no carro de pessoas que já tenham sido julgadas por alcoolismo no volante e incentiva a indústria automobilística francesa a instalar este aparelho em todos os carros.

Antes que isto aconteça, ela começa uma campanha para que os país o instalem nos carros dos filhos. A associação álcool+carro é a causa número um de acidentes nas estradas franceses.

Basta duas taças de vinho para que o limite, permito por lei, de álccol no sangue seja atingido. Eu já fui controlada várias vezes, em Paris e na Córsega. A cada vez o resultado foi 0% de álcool no sangue. Acontece que eu e meu marido chegamos a um acordo. Um bebe e o outro dirige, com revezamento claro. Os controles são frequentes, as multas caríssimas e a carteira confiscada.