levve.jpg

Existe na França um Sistema Nacional de Alerta cuja função é alertar a população em caso de ameaças graves como acidente nuclear, ataques terroristas, nuvens tóxicas. São sirenes instaladas em cada cidade francesa.

Este sistema é testado uma vez por mês, na primeira quarta feira do mês, às 12 horas. Este teste consiste em um sinal de 1 minuto.

Em caso de alerta real o sinal convencionado é de 3 seqüências de 1 minuto separadas por intervalos de 5 segundos.

Quando cheguei em Paris e ouvi as sirenes, na minha primeira quarta feira do mês, saí de casa para tentar entender o que estava acontecendo e ver qual a reação dos parisienses. Como tudo tinha um aspecto normal me acalmei.

Estou tocando no assunto porque recentemente o sistema de Paris funcionou fora do dia do teste e provocou uma certa apreensão na população. Se as sirenes tocarem o sinal convencionado todos devem voltar para casa, fechar portas e janelas, tampar ventilações, desligar ar condicionado ou sistema de aquecimento, desligar o gás e ligar o rádio ou a televisão.

Se um dia escutarem as sirenes, verifiquem se é a primeira quarta feira do mês, 12 horas. Se não for, voltem correndo para o hotel.