Sophie Calle é uma das artistas mais interessantes da cena artística internacional.

Ela faz da sua vida a sua obra e tudo que acontece com ela acaba virando assunto para as suas performances e exposições. Na bienal de Veneza 2007 ela apresentou uma obra interessante que está hoje exposta em Paris. Para desfrutarem desta obra é preciso saber o fato biográfico que deu origem a obra.

Um dia Sophie Calle recebeu uma carta de ruptura. Um namorado que rompe a relação amorosa por carta. Não sabendo como responde-la Sophie pede a 107 mulheres para lerem a carta. Foram 107 mulheres de nacionalidades diversas e profissões variadas que deram a resposta ao ex-namorado da artista. Grandissíssima idéia.

sophie-calle.jpg

A exposição está na Bibliothèque Nationale e se chama Prenez soin de vous ou Cuide-se bem, a forma como o namorado terminou a carta.

salle-bib-richelieu.jpg

As respostas foram filmadas e os vídeos estão colocados na sala de leitura da Biblioteca, que por si só já é um lugar mágico.

arielle-dombasle.jpg

Arielle Dombasle lê a carta em francês,

diams1.jpg

Diam, uma jovem cantora de rap canta a resposta no estúdio de gravação,

ingrid-caven.jpg

Ingrid Caven em alemão…

salle-proj.jpg

Enquanto isto uma grande tela passa todos os vídeos, uns após os outros. O texto foi dançado por dançarinas , criticado por uma crítica literária, dissecado em todas as formas possíveis.

As vozes vindas dos vídeos e um fundo musical repetitivo cria um murmúrio que vai aos poucos hipnotizando os visitantes. Não percam.

A Biblioteca fica logo atrás do Palais Royal e não muito longe do museu do Louvre.

Bibliotèque Nationale de France – Site Richilieu – 58 rue de Richilieu 75002 Paris – metrô Bourse e Palais Royal.

Exposição aberta até 15 de junho.