Acabei de ler na mídia francesa uma interpretação interessante sobre os últimos dados de opinião pública sobre o governo Sarkozy.

foto: AFP

De acordo com os últimos dados a taxa da satisfação da população francesa com o presidente é de 28%. Esta é a menor taxa apresentado por um presidente francês nos últimos anos. Paradoxalmente o primeiro ministro Fillon está subindo na opinião pública e está sendo bem aceito pela população.

De acordo com a imprensa estes dois dados devem ser analisados juntos. Fillon é o maior representante do governo Sarkozy, sendo primeiro ministro ele representa as mudanças implementadas até agora pelo governo. Fillon está sendo aceito e respeitado pelos franceses. O que está sendo rejeitado não seria então o governo mas a maneira de governar. O que não está sendo aceito pela populaçao seria o estilo presidencial, a forma como esta função está sendo exercida.

Eu já comentei com vocês em outros artigos que a França é conservadora, que o estilo moderno ou contemporâneo de Nicolas Sarkozy poderia chocar grandes parcelas da populaçao. Pois bem, aí está o resultado.

Eu tenho a impressão que ele possui a energia e inteligência necessárias para resolver o problema da sua imagem. Veremos…