tdo1.jpg

Esta é a foto do Triangle d’Or – o Triângulo de Ouro, formado pela avenue Montaigne, avenue Georges V e avenue Champs Elysées. Na hierarquia dos endereços prestigiosos de Paris este triângulo representa o que há de mais caro e seletivo. No alto a avenida dos Champs-Élysées e as duas vertentes do triângulo formadas pela George V e a Montaigne.

aamm1.jpg

A avenue Montaigne nos anos 1940 era ainda habitada pela elite parisiense. Quando estiverem passando pela rua mais cara de Paris lembre-se que estes imóveis foram construídos para serem residência das elites francesas dos séculos passados e que aos poucos foram virando sede de escritórios de advocacia, de grandes empresas internacionais e endereço obrigatório da alta costura. Construídos em torno dos anos 1875 eles eram o endereço residencial da alta nobreza e da antiga burguesia parisiense.

Montaigne é muito mais elitista que os Champs-Élysées . Existe um muro de separação na esquina destas duas avenidas, lá onde está situado o metro Franklin Roosevelt. Os parisienses de classes mais populares frequentam sem hesitação a avenida Champs-Élysées, mas se sentem intimidados na avenida Montaigne.

1428630647_c468dea0d4.jpg

Os franceses dos subúrbios de Paris ou os parisienses que não pertencem as classes superiores e a maioria dos turistas do mundo inteiro não ousam empurrar as portas das lojas de luxo, mesmo sabendo que a entrada é livre. Penetrar nestas lojas de marca é um ato de coragem diante de vendedores que sabem, com um rápido olhar, dizer de onde você está vindo. E aí o coitado que ousou entrar se sente imediatamente culpado de transgressão. A famosa timidez social, uma arma para manter as pessoas nos seus lugares.

1429506388_3f23bb647f.jpg

Eu aconselho a você não ser tímido. Descendo os Champs-Élysées dobre a esquina simbólica e caminhe por esta avenida, olhe a beleza da arquitetura dos séculos passados e se puder entre e compre um belo presente em uma destas tão famosas lojas da avenida mais chic de Paris.

O que ver na avenue Montaigne:

Hotel Plaza Athénée – www.plaza-athenee-paris.com

Teatro des Champs Elysées – www.theatrechampselysees.fr

Lojas: Dior, Chanel, Vuitton, Valentino, Bulgari, Jimmy Choo, Armani, Prada.

créditos fotos: flickr