cc.jpg

foto: liberation.fr

O camembert originariamente era fabicado na Normandia. No início do século XX a sua fabricação se espalhou pela território francês e outros países. Todos eram vendidos no mercado com o mesmo nome, todos se chamavam camembert. Em 1983 o camembert da Normandia obteve um AOC – Appellation d’Origine Controlèe. Este AOC permitiu salvar a fabricação do queijo na sua região de origem e guardar a tradicional tecnologia deste delicioso queijo.

Por traz deste AOC uma luta judicial entre os pequenos produtores da Normandia que fabricam o camembert utilizando o leite cru e os grandes industriais que empregam o leite fervido. Este últimos queriam que os seus queijos fossem também considerados como camembert da Normandia. Ora, a diferença do gosto é enorme entre um e outro. Claro que aquele ao leite cru é muito mais saboroso que o outro que trabalha com leite fervido.

Os pequenos produtores acabaram de ganhar a luta. Para obter o AOC camembert da Normandia o queijo deve ter sido fabricado com leite cru.

cc1.jpg

Quando forem comprar um camembert verifiquem a etiqueta. Nela deve constar com que tipo de leite ele é fabricado. Acima o mapa da região e das cidades da Normandia onde estão os pequenos fabricantes do camembert Appellation d’Origine Controlée.

www.liberation.fr


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.