maleve2.jpg

Protestar é o esporte nacional francês. Dia 24 de janeiro 2008 todos estavam, de novo, nas ruas, os professores universitários, os estudantes, os médicos, as enfermeiras, os cientistas, os carteiros, os controladores do tráfego aéreo, os livreiros…

maleve1.jpg

Eliane do Paris Connected esteve lá no meio, como toda parisiense de verdade, protestanto ao lado dos seus amigos professores universitários. Ela tirou umas fotos para nós. Nesta de cima o boneco anuncia que Sarkozy é péssimo para a saúde, como os maços de cigarro.

maleve3.jpg

Se a manifestação tem uma tendência política à esquerda ela deve obrigatoriamente passar pela praça da Bastille. Nunca se viu uma manifestação da direita nesta praça pois ela simboliza o povo contra as elites. Se a direita desfila nas ruas ela vai subir ou descer a Avenida Champs Elysées ou ficará em torno da praça da Ópera.

A cidade é toda ela cheia de lugares simbólicos, marcados pelos acontecimentos da longa história francesa. Só vivendo aqui para ir construindo o mapa dos lugares marcados pelo político, os chamados lugares da memória.