Acabei de ler um artigo irônico, uma crítica ao comportamento de Sarkozy com as mulheres. Parece que ele ofereceu à Carla Bruni um anel, anel este idêntico à um outro que ele teria oferecido à Cecilia. Para os que não se interessam às histórias relacionadas à vida amorosa do presidente francês, Carla Bruni é sua namorada atual e Cecilia foi sua esposa.

Pois bem, como o exemplo que vem do alto é péssimo, uma jornalista do Liberation, Marie Joelle Gros, escreveu um artigo pedindo às mulheres uma vigilancia reforçada. Uma caça aos homens mal educados. O problema é como reconhece-los. Fácil. Alguns poucos detalhes denunciam imediatamente a presa, aquele que está por fora das regras elementares da educação à la française.

Como dizia Coco Chanel, a primeira impressão é sempre a boa. Principalmente se ela péssima.

Eliminar todos aqueles que estiverem com meias brancas esporte + sapatos. Idem para a pinça na gravata, o lencinho no bolso do paletó e o telefone celular na cintura. Verificar se o último botão do casaco, de cima para baixo, está desabotoado. Um homem elegante nunca vai abotoa-lo. Se ele tirar o casaco tirará também a gravata. Casaco+camisa+gravata = elegância. Camisa sem casaco+gravata = erro fundamental. Nada de joias como pulseiras, correntes no pescoço ou anéis. Só um relógio.

O homem educado sobe as escadas antes da mulher para evitar de colar os olhos no traseiro da dama e desce antes por outras razões. Desta vez ele vai ampara-la se por acaso cair. Ele entra nos restaurantes na frente, para sondar o ambiente, verificar que está tudo em ordem, nada de sequestros ou ameaças outras.

Se é perfeito ele frisa o ridículo ao abrir portas de carros que se abrem automaticamente, ao pagar as contas do restaurante, discretamente, quando for ao banheiro, entre a sobremesa e o café.

Ele é sempre obrigado à pagar as contas? Não. Um dia a dama pode anunciar que naquele dia ele será seu convidado.

Para ler o artigo por inteiro em francês: www.liberation.fr


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.