Vou hoje começar uma série de 8 artigos sobre a região de Montparnasse, situada em torno do boulevard de Montparnasse, na fronteira dos bairros 6, 14 e 15.

Neste blog já falei da torre de Montparnasse e sugeri o La Coupole para a festa do réveillon.

A história desta região é longa, ela foi o centro da vida cultural e artística de Paris do início e até os meados do século XX. Eu não vou me aprofundar nestas informações pois vocês podem ler sobre a história de Montparnasse em outros sites. O que eu quero é dar as dicas de hoje: o que ver, o que fazer, onde comer e onde se hospedar nesta região de Paris.

Vou começar com uma dica bem simples.

Recentemente o Jornal Le Figaro, no seu suplemento Le Figaroscope, publicou a lista das melhores creperies de Paris. Ficou em segundo lugar a Ty Breiz, situada ao lado da torre e da Gare Montparnasse.

A minha história com esta creperie é antiga. Quando cheguei em Paris aluguei um studio na rue de l’Armorique, logo atrás da estação Montparnasse. Todos os dias passava na porta desta creperie e um dia entrei. Maravilha! Crepes crocantes e deliciosos. Virei freguesa.

Até hoje frequento esta creperie e faço sempre o mesmo pedido: um crepe salgado, de queijo emmethal e presunto e depois um doce, com chocolate, manteiga salgada e amêndoas grelhadas. Este endereço é o único de Paris onde o crepe fica ao mesmo tempo macio e crocante.

Tenho amigos que dizem que não vão perder tempo comendo crepes na capital da gastronomia. Eu discordo. Uma refeição com crepes salgados e doces, regada com um bom cidre da Bretanha é uma delícia, faz parte da tradição culinária deste país e não é caro. Na Ty Breizh, um crepe recheado com presunto, queijo e um ovo frito ou mexido, custa 6,80 euros (preço de janeiro de 2008) e este prato vale uma refeição.

Creperie Ty Breiz: 52 boulevard de Vaugirard, 75015 Paris. Metrô Montparnasse – Bienvenüe e todos os ônibus cujo ponto final seja a Gare Montparnasse. Fechado nos domingos e nas segundas.

Leia os outros artigos da série sobre Montparnasse:


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.