simone-portrait.jpg

Eliane, minha amiga do Paris Connected, escreveu um excelente artigo sobre Beauvoir. Aqui está a tradução para vocês.

Simone de Beauvoir teria completado 100 anos em 2008. Sua maior contribuição para a literatura foi O Segundo Sexo, publicado em 1949, fonte de inspiração para o movimento feminista dos anos 70 e referência até hoje.

O aniversário foi celebrado por dois interessantes documentários nos canais públicos franceses – Arte e La 5 – e pela imprensa literária.

mag-lit.jpg

Neste harmonioso concerto de comemorações a nota falsa veio da revista Le Nouvel Observateur.

nel-obsbeauvoir-nuejpg.jpg

Sua obra e sua vida causaram escândalo, mas ela nunca foi uma play mate, gritaram uns. Uma vergonha publicar na capa a foto nua de uma escritora tão digna só para aumentar as vendas disseram outros.

nel-obs-shay.jpg

Em seguida apareceu a foto original. Aí vários escritores disseram que vergonha mesma era o retoque da foto, para colocar o corpo da escritora nos padrões atuais.

Nós não sabemos se Simone de Beauvoir pediu ou não para que a foto fosse tirada. O certo é que ela não fechou a porta do banheiro.  Na foto ela parece tão confortável na sua nudez, arrumando os cabelos diante do espelho  e deixando a porta aberta atrás de si. Art Shay,  um fotográfo profissional e amigo do seu amante americano Nelson Algren, aproveitou e tirou a foto.

art-shay-simone1952.jpg

A importancia desta foto esta no fato que ela nos lembra que Beauvoir não era só uma intelectual e  filósofa, ou a namorada dos fins de semana de Jean Paul Sartre. Ela foi uma mulher que criou uma forma não convencional de vida em perfeito acordo com suas idéias. E que realmente foi uma pena retocar esta bela foto de Shay, tirada emChicago em1952.

Para ler sobre esta polêmica: http://tempsreel.nouvelobs.com

e www.rue89.com

Vocês podem ler este artigo mais completo e em inglês no Paris Connected. Só clicar no alto do blog.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.