janleve1.jpg

Tenho acompanhado as reações sobre a interdição de fumar nos lugares públicos em Paris, em vigor desde o dia 1 de janeiro 2008.

Interessante os argumentos desenvolvidos na imprensa internacional, a brasileira incluída.

O primeiro, a proibição é uma ameaça à identidade cultural francesa. Onde se viu os cafés de Paris sem a fumaça dos cigarros, se Sartre estivesse vivo estaria chocado com este dipositivo. Este argumento estabelece relação entre fim da fumaça, fim da convivialidade, fim dos cafés lotados e fim das conversas sem fim.

O segundo fala de deriva totalitária, invasão do estado na área do livre arbítrio. O cidadão tem o direito de escolher morte por cancer do pulmão.

Eles esquecem que o cigarro é o mais serial de todos os killers do universo. O cigarro é uma indústria sem escrúpulos que ataca adolescentes utilizando meios eficazes de marketing.

Esquecem que não é proibido fumar na França, só proibido obrigar seu vizinho não fumante dividir com você sua fumaça, crianças incluídas, nos lugares públicos. Que esta lei pode ser vista como uma retomada da liberdade dos não fumante.

Verdade seja dita os cafés estão cheios, o ar respirável e as conversas continuam sem fim.

Leia um artigo excelente sobre o assunto, em francês, no www.lemonde.fr

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris