Fonte: Roger Violet
No dia 24 de junho de 1940 Hitler visitou Paris conquistada e deserta. Filmado pela propaganda alemã ele entrou na Madeleine, deu uma volta em torno de Ópera, atravessou a Place de la Concorde, passou pelo Arco do Triunfo e parou no Trocadero. Do terraço ele contemplou a Torre Eiffel e tirou uma foto que foi difundida mundo afora.
Fonte:Bilderwelt/Roger Violet
Mas a torre resistiu à ocupação alemã. Durante toda a guerra os elevadores, conscienciosamente sabotados, não funcionaram. Só voltaram as atividades normais no final das hostilidades quando a bandeira francesa foi hasteada no alto da Torre.
Fonte: Neurdein/Roger Violet
Símbolo maior de Paris que se transformou no símbolo da França inteira, omnipresente na paisagem parisiense pois vista de todas os pontos da capital, aquela que o grande arquiteto Le Corbusier dizia “signe de Paris aimé, signe aimé de Paris”, a Torre Eiffel foi repudiada pelos parisienses da sua construção até os meados do século XX. Considerada como um objeto estranho que esmagava os outros monumentos pela sua altura e corpulência metálica, ela só escapou da destruição porque defendida pelos militares e cientistas que avançavam argumentos úteis. Ela serviu às primeiras experiências do telégrafo sem fio, foi posto de observação militar durante a 1° Guerra Mundial, captava as mensagens e vigiava os aviões durante manobras militares, resistiu à Hitler e participou das festas da libertação de Paris da ocupação alemã se transformando temporariamente em bordel militar para os soldados americanos.
Em 1964 ela foi definitivamente inscrita no Inventário dos Monumentos Históricos e ganhou para sempre os corações dos francesas quando a Torre Montparnasse foi construída. Todos passaram a acha-la sempre moderna, cheia de graça e leve, enquanto a outra foi considerada imediatamente caduca.
Referência bibliográfica: Les Lieux de Mémoire, direction de Pierre Nora, Gallimard, 1997
29 Comentários
Otávio Torres
Minha breve passagem por Paris (de algumas horas por conta de uma conexão demorada), com uma mochila gigante nas costas, me fizeram sentir que realmente estive em Paris, pelo menos a que eu imaginava… Um passeio curto e denso, guiado por um mapa arrancado de uma revista de avião (risos)… Sem sua carona (inacreditável) e dicas (com conhecimento de causa) isso não teria sido tão especial… Ficou o gostinho de quero mais, ainda mais agora que achei seu blog (havia perdido o endereço, desculpe!) e vi o quanto tem a me oferecer não só em turismo… Quem sabe 2008!!!
Beijos Enormes de agradecimento, parabéns pelo blog e um felicíssimo 2008 pra todos vcs!!!
conexaoparis
Otávio,
que bom que você reapareceu. Até hoje tenho remorços porque te largamos na Opera com a mochila pesada. E o frio?
2008 na Europa, sem dúvida.
Um grande abraço
Maria Lina
marcio
Ola. Achei o blog de grande utilidade. Vou inclusive fazer o curso de cocktail la no Hotel super super…
moro em londres e pretendo fazer um toour em paris com minha namorada em breve.
vou adicionar seu link no meu blog
cheers!
Daniele
Oi Lina, vc saberia indicar um dia ou horário pra ir á Torre Eiffel que não haja muita fila, chegarei em Paris na segunda feira e irei embora na quinta.
Desde já obrigada
Bjs
conexaoparis
Daniele
Talvez às 20 horas.
Zirlei
Aprimeira vez que visitei Paris, fiquei emocionada ao ver a Torre pela janela do avião. A visão foi um momento especial na minha vida!.
cristiana oliveira
eu adoro paris é o meu desejo desde criança,ver torre eifel a minha mae esta me sempre a dizer que a torre eifel é so uma torre grande e de ferro mas eu gosto dela assim.
Magali M Cerigatto
Bem estive em Paris em 2010, cheguei pela manhã e a primeira vista que tive da torre foi da janela do avião…fiquei emocionada…
Subi nela pela manhã e uma outra vez a noite, é maravilhoso ver Paris la do alto.
Paula Hagemann
Sempre sonhei em conhecer Paris. Realizei este sonho em julho de 2013 e, desde então, não parou de planejar minha volta à cidade mais mágica do mundo. Chorei de emoção quando vi a torre pela primeira vez… Realmente, uma lembrança que sempre ficará viva em minha memória….
LaudelinaCastro
A primeira vez que vi a Torre Eiffel foi da janela do avião,sensaçáo inacreditável,mas toda Paris é linda demais,meus melhores passeios foi pelo Sena,andando ,o que é divino ,e de barco..Paris tem gostinho de quero mais!!!!!J’aime Paris ..
Silvia
Paris é tudo e o Conexão Paris sempre nos aproxima. Adoro.
Rebeca
Adorei saber mais sobre esse monumento lindo!!!
Bruna
Já perdi as contas de qtas vezes estive em Paris… Mas todas as vezes que vejo a Torre Eiffel choro de emoção… Semana passada foi uma dessas vezes e meu filho de 4 anos disse: “nossa mãe, ela é perfeita!”
Luiz Carlos landim
Meu povo… Amo o Brasil !
Mas o meu sonho de vida é morar em Paris
Daniele Brito
A torre a noite, com suas luzes lindas acessas emociona muito. São imagens que não saem da cabeça e nos faz simplesmente amar Paris!
Elpidio
Até minha adolescência sonhava com Paris, voando e sentindo aquele ar maravilhoso, lembro-me que passava pela torre e no sonho ficava maravilhado, já fui três vezes aquela cidade magica cheia de historia e tao bonita, em março vou novamente com minha esposa dessa vez, e sonho o dia em que poderei ficar lá de vez …
Leany Vilhena
Desde que comecei a estudar francês sempre sonhava em um dia conhecer Paris e ver a Torre Eiffel de perto. No ano passado tive a oportunidade de conhecer essa cidade tão encantadora e cheia de histórias. Minha primeira visita à torre foi à noite, ficou muito emocionada de poder ver aquele grandioso monumento de perto, tendo a lua e as estrelas como testemunha, me arrepiei toda, parecia que estava sonhando, ficou em estado de êxtase… Espero voltar muito em breve a essa maravilhosa cidade!!!!!
Sandra maia
Gostaria de acrescentar que a passagem de Hiler pela Opéra Garnier não foi somente uma passagem. Ele era fascinado pelo “bâtiment” e conhecia cada centímetro daquele monumento histórico à cultura e à arte.
Gerinaldo Lima
Paris e a Cidades dos meus sonhos, já estive duas vezes mas e como se nunca estivesse, acho Paris perfeita.
Cintia Batista
Elpídio me identifiquei muito com suas palavras
Apesar de ter ido outras vezes, considero que apenas agora, final de 2013, realizei meu sonho de adolescência, percorrendo sozinha as ruas de Paris com sua decoração de natal, de bicicleta, parando nos cafés, apreciando lojas, passando o dia inteiro em museus! É uma experiência que todos deviam passar pelo menos uma vez na vida. O que me surpreende é ouvir de certas pessoas ” nossa , mas o que vc foi fazer sozinha em Paris?” Putz!
Mizia Camargo Ribeiro
Passei 25 anos de minha vida esperando o dia que veria Paris, que estaria bem pertinho da Torre dos meus sonhos. Em 2013 passei meu aniversário de 51 anos aos pés da Torre, toda piscante de hora em hora…. ela piscava para mim! E eu piscava para espantar as lágrimas. Muitos casais de namorados e recém casados prendem um cadeado naquela passagem (que não dá prá chamar de ponte porque nem carro passa sobre ela), deixei meu cadeado lá. Trançadinho. Lancei a chave no Sena e me prometi, prometi à cidade, prometi à Torre: me esperem, em 2014 eu volto.
Ok, Paris mon amour! Logo, logo estarei chegando para abraça-la em meu coração, como se eu estivesse voltando para casa.
Caroline Rodrigues
O MAIOR SONHO DA MINHA VIDA! Estou extremamente emocionada de ler todos estes comentários sobre Paris e o quanto as pessoas se emocionam em estar lá, mesmo que pela milésima vez… Um dia vou sentir essa mesma emoção e espero compartilhar com vocês. Ganhei o dia !! Um beijo a todos do blog.
Miriam
Conheci a minha amada Paris há 14 anos e pelo menos uma vez ao ano visito essa maravilhosa cidade. Todas as vezes que chego a Paris tenho a mesma emoção em meu coração. Só ou acompanhada adoro caminhar pelas suas ruas sempre encantadoras e misteriosas!!
Estarei com você em setembro próximo minha amada Paris!!!
Giselle Tormena
Fui para Paris a primeira vez em 2010, e só tenho a dizer, a cidade vicia, ela é linda, cheia de glamour e charme, já voltei lá e estamos com planos de voltar novamente.
Adirlei Francisco
Duvido alguém que foi a Paris e não se apaixonou por ela…
marcelo buzzani
Conheci a cidade luz em 2011, realmente deslumbrante. Estar em Paris é maravilhoso sempre, e a cada chegada se sabe que terá um novo retorno, pois é impossível estar na Europa e não passar em Paris. Minha primeira vez
foi com minha irmã , minha cunhada e minha melhor amiga!…….Foram oito dias de muitas alegrias, realizações, risos e muitas emoções…….setembro próximo estamos indo para uma temporada de um mês divididas em quatro cidades, e com certeza, ….Paris esta incluída!……..
Jaciara
Paris, apaixonadissima, mas sabia que nunca iria conhecer.. medo de ficar 12 horas dentro de um avião.. então comprei um quadro da Torre Eiffel e ficava fascinada admirando a beleza de sua construção!!! Aconteceu a oportunidade de ir para a Alemanha, mas o eu alvo era Paris rsrsr… Visitei a Torre final da tarde e noite, tive a oportunidade de vela de dia e de noite!!!! A felicidade estava toda em mim! O monumento mais lindo do mundo. Sem duvida!! vá voce e veja e me diga se voltar!!!! Quando ue for la novamente será pra ficar!!!!! I Love Paris!