O jardin des Tuilleries está localizado entre o Sena e a Rue de Rivoli e é limitado à oeste pela place de la Concorde e à leste pelo Museu do Louvre. Este jardim pertencia ao castelo des Tuilleries que foi incendiado pelos revolucionários e suas ruínas foram destruidas.

levec.jpg

É um jardim de esculturas e se vocês observarem verão que algumas obras clássicas estão mutiladas.

leveb.jpg

Vestígios históricos do movimento social que estabeleceu como divisa para a França a Liberdade, Igualdade, Fraternidade. No movimento de destruição do símbolo da monarquia puseram fogo no castelo e cortaram as mãos das estátuas.

Eu me perguntava porque o Louvre tinha sido respeitado atravessando assim sem grandes dramas a Revolução. Nesta época o Louvre já era um museu e não mais a morada real e quando decidiram atacar o monumento que representava o antigo regime foi o castelo das Tuilleries o alvo.

Mas este jardim possui uma outra curiosidade,

leved.jpg

uma árvore caída em um dos seus canteiros centrais. Não se trata ainda de excessos revolucionários mas simplesmente de uma tempestade recente que derrubou uma árvore, uma das mais belas do jardim. E a direção decidiu deixa-la onde tinha caído, transformando-a em um monumento, lembrança desta vez de outras forças e nao as sociais.