Eu acabei de fazer uma viagem internacional e no aeroporto pensei em artigo sobre como se vestir para enfrentar uma viagem aérea e todo o ceremonial do embarque.

Eu estava na fila do controle de bagagens, uma fila enorme, na minha frente uma jovem elegante. Saia no joelho, bota de cano alto toda amarrada, uma camiseta, um cinto muito bonito, um colete bordado, um colar, algumas pulseiras.

Se ela estivesse em outro lugar, perfeito. Mas na fila do controle do aeroporto ela foi obrigada a desamarrar as botas, tira-las, calçar um chinelo, tudo isto em pé, num equilíbrio precário, desamarra aqui, tira ali, puxa aqui. E tira cinto, colares e pulseiras. E todos nós na fila de espera.

Este cerimonial de embarque está ficando cada vez mais longo e difícil.Os vôos cada vez mais desconfortáveis, as poltronas cada vez menores e os espaços encolhendo à olhos vistos. As viagens internacionais são horrivelmente cansativas.

Por isto tudo eu acho que, visando o próprio conforto e o respeito para com os outros, é absolutamente necessário escolher uma roupa adaptada ás circunstâncias: roupas simples, nada de peças metálicas,sapatos que podem ser descalçados e calçados rapidamente e basta.