Este é o título do artigo da BBC em português. Uma campanha que visa melhorar a fama da cidade, uma das mais visitadas  e uma das menos acolhedoras do mundo. Folhetos foram distribuídos aos taxistas, garçons e  vendedores com dicas de como serem mais gentis.

Mito ou realidade? Para mim uma realidade. Os franceses são mal humorados e impacientes. Quando cheguei em 1983 um amigo me aconselhou: quando forem ríspidos seja mais ríspida ainda. Funciona.

Mas ao longo dos anos fiz várias experiências. Uma delas usar a etiqueta francesa. Versão brasileira: eu paro na banca de jornal da esquina e pergunto ao vendedor onde é o boulevard Haussmann. Resposta mal humorada.

Versão francesa: mesma coisa só que antes da pergunda eu sorrio, digo bom dia, por favor senhor, desculpa incomodar, o senhor poderia me informar onde se encontra o boulevard Haussmann? Resposta correta. Muito Obrigada senhor e tenha um bom dia.

Eles são mal humorados quando confrontados à outros hábitos e outras formas de relações sociais. Ao turista que não fala o francês e não pode adotar a versão francesa eu passo para a frente o conselho do meu amigo: se gritarem, grite mais forte.

Leia aqui o artigo da BBC.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.