Com a ajuda do Seguros Promo, site de comparação de preços e consolidadora online das principais seguradoras de viagem, compilamos algumas dicas para facilitar a viagem dos viajantes terceira idade.

Apesar da maioria dos seguidores do Conexão Paris nas redes sociais estarem na faixa dos 25 aos 44 anos, não são poucos os integrantes da terceira idade* que também nos acompanham em todas as plataformas digitais.

E essa turma da terceira idade – aposentada e já livre dos filhos – também viaja bastante! O número de viagens para a terceira idade têm sido cada vez maior nas agências de viagens no Brasil. Segundo a Sondagem do Consumidor, no período de junho de 2017, 26,9% da população de idosos no Brasil teve a iniciativa de viajar sozinhos ou acompanhados.

Casal da terceira idade em Paris (foto:

[*A Constituição Federal Brasileira menciona a terceira idade com início aos 65 anos, enquanto o Código Penal Brasileiro se refere à idade de 70 anos.]

Viajar faz bem!

Conhecer o mundo, suas diferentes culturas, hábitos e formas de viver – e sair da nossa zona de conforto – faz bem para todos porém para os mais velhos os benefícios para a saúde podem ser um pouco mais evidentes e importantes.

Uma pesquisa realizada pelo The Global Commission on Aging e The U.S. Travel Association comprova que viajar estimula a longevidade do cérebro, diminui o estresse mental e emocional e melhora em 80% as relações do dia a dia. A mesma pesquisa ainda ressalta que viagens na terceira idade diminuem o risco de desenvolver demência e o temido Mal de Alzheimer.

E se a viagem for em família, melhor ainda! Viajar com toda a família é uma ótima maneira de fortalecer os laços.

viajantes terceira idade

Viajar faz bem! (foto: )

Dicas para ter uma viagem tranquila

Confira algumas dicas essenciais para curtir as viagens na terceira idade:

  • Escolha bem a época da viagem. Evite as épocas do ano com climas extremos (muito frio ou muito calor) e com maior fluxo de turistas (férias escolares e final do ano). As melhores épocas para visitar Paris são a primavera e o início do outono (clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto).
  • Consulte um médico antes de viajar. Alguns meses antes de viajar, consulte um médico e o mantenha atualizado sobre a viagem. Assim, ele poderá fazer as recomendações necessárias para que tudo ocorra bem no passeio.
  • Faça alongamentos antes do embarque e durante o voo! Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) voos com mais de 4 horas de duração podem causar trombose e embolia pulmonar em idosos. Para evitar que complicações aconteçam devido a um voo longo, faça alongamentos antes e durante a viagem aérea e ande pelo avião de tempos em tempos.
  • Escolha instalações confortáveis. Um outro ponto fortíssimo nas viagens para a terceira idade é a escolha de instalações que atendam todas as necessidades do idoso e proporcione muito conforto. Locais com elevadores ou poucas escadas, banheiros espaçosos e cômodos confortáveis são ideais em viagens para a terceira idade. Uma boa alternativa é alugar um apartamento. Além de serem, no geral, mais espaçosos que quartos de hotel, a configuração “casa” (sala, quarto, cozinha) é mais familiar e confortável.
viajantes terceira idade

Em Paris há programas específicos para viajantes da terceira idade: tango às margens do Sena no Jardim Tino Rossi, no 5° arrondissement. (foto:

  • Faça um roteiro leve e reserve mais tempo para as atividades. Não só para melhor aproveitar os programas, fazer um roteiro enxuto e que preveja mais tempo para cada atividade é uma forma de prevenir que acidentes aconteçam. Nada de correr de um passeio para outro somente para riscar itens da lista. Uma pausa para uma taça de vinho, um cafezinho ou uma xícara de chocolate quente são a cara de Paris e uma ótima oportunidade para observar a vida local acontecendo.
  • Faça visitas guiadas. As visitas guiadas privativas aos principais museus, além de pouparem tempo e serem mais proveitosas, pois focam no principal, são feitas no ritmo do cliente.
  • Locomova-se de ônibus. A forma ideal de conhecer Paris é caminhando. Se isso não for possível use os ônibus, há muitas linhas cobrindo toda a cidade. Além de você se deslocar vendo a vista, evita as escadarias e longos corredores do metrô. Clique aqui para ver todas as linhas de ônibus parisienses e seus itinerários e aqui para ver o mapa. Em todo caso, há sempre os táxis e o Uber.
  • Faça um seguro viagem. Além de ser um documentos que podem ser exigidos na sua entrada na França (clique aqui e veja a lista completa), o seguro viagem é essencial no caso de acidentes ou emergências médicas que possam ocorrer durante a estada.

Seguro viagem ideal para a terceira idade

No Seguros Promo você consegue encontrar planos ótimos que incluem a faixa etária do viajante de terceira idade.

Mas fique atento às condições de cada plano! Mesmo com o limite de idade elevado, algumas seguradoras cobram 50% a mais do valor do plano para viajantes considerados idosos (+ de 65 anos). Por isso, tire todas as suas dúvidas com os atendentes especializados no site da Seguros Promo antes de contratar o seu plano.

Sobre a Seguros Promo

No site da Seguros Promo – uma empresa do grupo Belvitur (53 anos no segmento de turismo) – você pode comparar os preços e propostas de várias empresas seguradoras e contratar o seu seguro de viagem. Se tiver dúvidas, você pode falar imediatamente com um consultor online, no email ou por telefone. Além disso você pode parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros.

Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto. Para obtê-lo, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris