Lançamos hoje, em parceria com as Galeries Lafayette, uma série mensal de 6 infográficos cujo tema gira em torno da moda, beleza e estilo das francesas. O 1° infográfico fala das bolsas mais icônicas de todos os tempos.

Veja no fim do artigo a promoção exclusiva da Lafayette para os leitores do Conexão Paris.

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Bolsas icônicas

As bolsas mais icônicas de todos os tempos são aquelas que, mesmo depois de anos de seu lançamento, continuam sendo desejadas (e compradas) pelas mulheres.

Elas são símbolos de status e objetos de desejo criados pelo mercado de luxo. E, se nesse mercado os franceses são os reis – 8 das 10 marcas na nossa lista são francesas -, as bolsas são as rainhas.

Elas são as grandes responsáveis pela receita das marcas e a porta de entrada de novos consumidores. Uma bolsa de qualidade (tanto em termos de design quanto de material e acabamento) é um investimento mais certeiro que uma peça de roupa. A bolsa tem uma vida útil maior e pode ser usada repetidamente, em qualquer época do ano.

As bolsas da nossa lista resistiram ao teste do tempo e continuam a seduzir as mulheres. Passaram de “it bags” – as bolsas do momento – a ícones de suas respectivas marcas sendo, ainda hoje, cobiçadas, produzidas, vendidas e usadas.

Todas elas, com exceção da Birkin, você encontra no andar térreo da Galeria Lafayette.

AS 10 BOLSAS MAIS ICÔNICAS DE TODOS OS TEMPOS

bolsas mais icônicas

As 10 bolsas mais icônicas de todos os tempos. Clique aqui ou na imagem para ampliar.

1) 2.55

Marca: Chanel
Ano de lançamento: 1955
História e curiosidades: 
– É a própria definição do clássico e do chique.
– Só é vendida nas lojas da Chanel e são feitas poucas unidades por ano.
– Inspirada nas bolsas à tira-colo dos militares.
– Criada pela própria Coco Chanel nos anos 20.
– Relançada em fevereiro de 1955, por isso o nome 2.55.
– Em 1988, Karl Lagerfeld lançou a versão mais famosa da bolsa, com os dois C’s interligados no fecho e a tira de couro passando pela corrente da alça.
Outra bolsa famosa da marca: Boy

 

2) BIRKIN

Marca: Hermès
Ano de lançamento: 1984
História e curiosidades:
– Criada por Jean-Louis Dumas, um dos proprietários da marca, após um encontro com a atriz francesa Jane Birkin em uma viagem de um avião.
– Inspirada em outra bolsa da Hermès, a Haut à Courroies, criada nos anos 1900.
– É até hoje uma das bolsas mais difíceis de se conseguir.
Outra bolsa famosa da marca: Kelly

 

3) LADY DIOR

Marca: Dior
Ano de lançamento: 1995
História e curiosidades:
– Criada a pedido da então primeira dama francesa, Bernadette Chirac, como um presente para Lady Di.
– Seu nome inicial era Princess.
– O padrão do matelassê é inspirado no assento das cadeiras estilo Napoleão III da Maison Dior, na avenida Montaigne.
Outra bolsa famosa da marca: Saddlebag

 

4) SPEEDY

Marca: Louis Vuitton
Ano de lançamento: 1965
História e curiosidades:
– Criada a pedido da atriz Audrey Hepburn que queria uma versão pequena de outra bolsa da marca, a Keepall, para o dia a dia.
– Nos anos 2000 foi re-interpretada por artistas como Stephen Sprouse e Takashi Murakami a pedido do então diretor criativo da marca, Marc Jacobs.
Outras bolsas famosas da marca: Neverfull, Alma

 

5) BAGUETTE

Marca: Fendi
Ano de lançamento: 1997
História e curiosidades:
– Criada por Silvia Fendi.
– Como sua alça é curtinha, ela é carregada bem debaixo do braço, como os franceses carregam sua baguete.
– Ficou famosa devido ao seriado Sex and the City.
– Foi a partir dela que a mídia passou a usar o termo “it bag” para designar as bolsas de luxo que viraram febre.
Outra bolsa famosa da marca: Peekaboo

 

6) MOTORCYCLE CITY

Marca: Balenciaga
Ano de lançamento: 2001
História e curiosidades
– Criada por Nicolas Gesquière, então diretor criativo da Balenciaga.
– Foi a 2ª bolsa lançada pela marca.
– Por ser desestruturada e com aspecto vintage, diferente das bolsas rigidas que faziam sucesso na época, ela quase não foi lançada comercialmente.
– Foram feitas somente 25 unidades que foram distribuídas para as mais famosas modelos e editoras da época.
– Continua um sucesso de vendas até hoje, mesmo que a marca já tenha mudado de diretor criativo por duas vezes.
Outra bolsa famosa da marca: Bazar

 

7) PS1

Marca: Proenza Schouler
Ano de lançamento: 2008
História e curiosidades:
– 1ª bolsa da marca a ser lançada.
– Apesar de ter sido criada para ser uma anti “it bag” acabou se tornando uma “it bag”.
– PS são as iniciais da marca e também como as escolas públicas (Public Schools) de Nova York são chamadas.
– Seu aspecto geral faz referência às antigas pastas/bolsas nas quais as crianças levavam os livros e cadernos para a escola.
Outra bolsa famosa da marca: PS11

 

8) LUGGAGE

Marca: Céline
Ano de lançamento: 2009
História e curiosidades
– Criada pela então diretora criativa da marca, Phoebe Philo.
– Sua estrutura – corpo quadrado e rígido com abas laterais que se expandem – foi copiada no mundo todo até por outras marcas de luxo.
– Existe em 5 tamanhos: Nano, Micro, Mini, Medium Phantom e Large Phantom.
Outra bolsa famosa da marca: Classic

 

9) ANTIGONA

Marca: Givenchy
Ano de lançamento: 2011
História e curiosidades
– Criada pelo então diretor criativo da marca, Ricardo Tisci.
– Não fez um sucesso imediato, foi conquistado espaço aos poucos.
– Seus grandes atrativos são a estrutura rígida, linhas retas e aspecto geral clean e discreto.
– Existe em 3 tamanhos: Mini, Small e Medium.
Outra bolsa famosa da marca: Nightingale

 

10) LE PLIAGE

Marca: Longchamp
Ano de lançamento: 1993
História e curiosidades:
– A bolsa mais acessível e pop da lista.
– Já vendeu mais de 30 milhões de unidades.
– Originalmente feita de nylon com alças de couro, hoje em dia existe nos mais diversos materiais.
– Criada para ser uma bolsa “universal” que pode ser usada tanto em viagens como no dia a dia.
– Sua principal característica é que ela pode ser dobrada até ficar do tamanho de um livro de bolso.

Outra bolsa famosa da marca: Pénélope

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

Veja também os outros infográficos da série

Benefícios das Galeries Lafayette para os leitores do Conexão Paris

A Galeria Lafayette Paris Haussmann é a mais conhecida e histórica loja de departamentos de Paris. Além de ser um endereço ícone da cidade, ela faz parte do modo de vida da parisiense elegante. A loja é também a melhor dica para os turistas que desejam fazer compras. São 3.500 marcas à venda, distribuídas em 70 mil m² – três prédios, sete andares.

Razões e vantagens de fazer suas compras nas Galeries Lafayette:

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2) Estará protegida da chuva ou do sol! E pode, até mesmo, fazer suas refeições dentro da Lafayette. Há vários restaurantes espalhados pelos vários andares do grand magasin, clique aqui e leia nosso artigo sobre eles.

3) Economiza tempo! Nas Galeries Lafayette você encontra, sob o mesmo teto, uma enorme variedade de marcas – femininas, masculinas e infantis; conhecidas e desconhecidas; francesas e internacionais – para todos os bolsos e gostos.

4) Economiza dinheiro! Você poderá somar os valores de todas as compras feitas em diferentes lojas dentro das Galeries Lafayette para chegar ao valor mínimo necessário de 100€ para obter o dinheiro da détaxe (tax free) lá mesmo. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo.

5) Vê desfiles e conhece as tendências da estação. Todas às sextas-feiras, as Galerias Lafayette promovem um desfile de moda apresentando as últimas tendências da estação e as novidades da loja. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto no valor do ingresso, basta usar o código GLCONEXAO. Clique aqui e faça sua reserva.

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009 | Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra | Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h30; domingos e feriados, das 11h às 20h.

Leia também sobre as Galerias Lafayette

 

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