Cap d'Ail. Acebal no Flickr

Cap d’Ail. Acebal no Flickr

Cap d’Ail é um pequeno paraíso da Côte D’Azur, situado entre Nice e Mônaco e pendurado nas falésias do Mediterrâneo.

Cap d'Ail. Izabella Andersson no Flickr

Cap d’Ail. Izabella Andersson no Flickr

A cidade possui um patrimônio arquitetônico deslumbrante, lembrança de um passado onde príncipes russos, os irmãos Lumiére, Greta Garbo e Winston Churchill a escolheram como endereço de férias.

No início do século 20, mansões maravilhosas foram construídas em Cap d’Ail e até hoje estas luxuosas casas nos mergulham no ambiente Belle Époque. Elas se encontram em torno da famosa Residence Éden e cada casa tem seu nome inscrito na entrada: Hélios, rodeada de grandes coqueiros, Mirasol, com uma bela loggia italiana, Castellamare, com uma garagem em forma de residência da normandia, Violettes, com seu belo telhado.

Estas mansões são vistas à partir da estrada chamada Moyenne Corniche, ou à partir de uma trilha do litoral, um dos mais bonitos passeios da Côte d’Azur.

Cap d'Ail. Acebal no Flickr

Cap d’Ail. Acebal no Flickr

A trilha do litoral é inesquecível com o azul do Mediterrâneo, uma natureza preservada, casas de sonhos e curiosidades históricas.

Ela se estende da praia Marquet até a praia Mala e foi totalmente feita com pedras locais para não quebrar a beleza natural da orla.

Cap d'Ail, sentier du littoral. Aidan wakely Mulroney no Flickr

Cap d’Ail, sentier du littoral. Aidan wakely Mulroney no Flickr

Como sempre, a época ideal para este passeio é fora da alta temporada, julho e agosto, quando a presença dos turistas quebra o charme do local. Ele depende também da meteorologia, pois ele se torna perigoso em dias de muito vento, quando enormes ondas invadem o espaço da trilha.

Uma das maneiras de pegar a trilha é a partir do estacionamento da praia Marquet e as indicações são: seguir a seta sentier littoral que serpenteia entre rochedos até a ponta dos Douaniers – onde se encontra um restaurante. Continuar a trilha, contornar o cap Rognoso onde vemos as mansões maravilhosas datando do início do século 20.

Trilha do Litoral. Christopher Powell no Flickr

Trilha do Litoral. Christopher Powell no Flickr

À partir do cap Mala, a trilha se torna estreita e atravessa uma área íngreme e rochosa até a praia Mala e as falésias Pissarelles. Em seguida subir uma escada íngreme até à Residêndia Éden – ex-grande hotel de Cap d’Ail – contornar este belo imóvel e descer alguns metros a avenida François de May, até o portão de entrada do belo jardim Sacha Guitry. Admirar este espaço e em seguida retomar o sentier littoral.

Cap d'Ail. Olivier Ffrench no Flickr

Cap d’Ail. Olivier Ffrench no Flickr

Este percurso é aberto à todos e seus 3.6 km nos permitem conhecer a flora do Mediterrâneo, jardins maravilhosos e as explêndidas mansões. Durante o percurso encontramos alguns restaurantes à beira mar simpáticos, bancos para uma pausa diante da beleza do cenário, uma área de piquenique e mesmo algumas duchas de praia.

Cap d'Ail, trilha do litoral. Izabella Andersson no Flickr

Cap d’Ail, trilha do litoral. Izabella Andersson no Flickr

Aconselhamos que você passe no Office de Tourisme de Cap d’Ail para pegar um folheto com a indicação detalhada da trilha.

Como chegar em Cap d’Ail

Saindo de Paris temos quatro opções, de ônibus, de carro, de trem TGV ou de avião.

. De trem. Em 6h40 é possível fazer Paris, Gare de Lyon/Cap d’Ail. Fique de olho pois é paprovável que hajam baldeações em Nice e/ou Marseille. Os preços e horários variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. Paris/Nice e em seguida de carro ou trem até Cap d’Ail. A viagem de avião entre Paris e Nice dura 1h30. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Nice ou Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. A viagem saindo de Paris pode durar até 9h, passando pelas charmosa Beaune, Lyon e Avignon. Se preferir, alugue um carro em Nice ou Monaco e faça o trajeto em menos tempo. De Nice, é possível fazer o trajeto em 40 minutos, passeando pela costa mediterrânea, que é linda. De Monaco é ainda mais perto, 15 minutos. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. É possível ir até Nice de ônibus, esta é a opção mais barata com preços em torno de 44 euros (dependendo da época da viagem). O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é longo, 15h30 horas, com uma parada na cidade de Lyon. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


MinhaViagemParis1
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris