Dentro da série Brasileiros em Paris, Dione Occhipinti, autora dos guias do Conexão Paris “Paris Moda: do alto luxo ao luxo acessível” e “O Bom e o Barato das Compras em Paris“, entrevistou o super modelo brasileiro Thomáz de Oliveira que largou a aeronáutica para se dedicar às passarelas e atualmente mora em Paris.

Ele nos conta um pouco da sua trajetória, seus trabalhos e de como a cidade mudou sua percepção da vida.

Complementando nós fizemos uma pequena entrevista com a Dione para saber um pouco mais sobre o status dos modelos brasileiros no mundo da moda de uma forma geral e em Paris em particular.

Conexão Paris: As top models como Gisele Bündchen, Adriana Lima e Alessandra Ambrosio ganharam o mundo e representam a beleza e o charme das brasileiras. Essas super tops abriram o caminho para novas gerações?

Dione Occhipinti: Desde o aparecimento de Gisele, no final da década de 90, as modelos brasileiras passaram a ter mais projeção internacional em uma época em que o estilo que reinava nas passarelas era muito diferente daquele da brasileira, sensual e curvilínea. Isso certamente abriu portas para toda uma geração, porque a moda vive de tendências.

Conexão Paris: E os modelos masculinos?

Dione Occhipinti: Da mesma forma que o Brasil é um grande berço de modelos femininos, é também de masculinos. Se pesquisarmos no site especializado models.com veremos que nas listas de maior projeção temos sempre alguns brasileiros. No entanto, da mesma forma que algumas profissões favorecem mais um sexo do que outro, aqui as mulheres via de regra gozam de melhores condições na profissão. Há mais espaço para as mulheres, somente alguns modelos homens têm as mesmas chances que as mulheres.

Conexão Paris: Paris é a capital da moda? Existem muitos modelos brasileiros radicados em Paris? Quem são eles?

Dione Occhipinti: Sim, Paris é a cidade da alta costura, e uma das 4 cidades oficiais do circuito mundial de prêt-a-porter. Além disso, assim como Londres é conhecida pela vanguarda, Paris é conhecida como centro do design. As marcas que querem mostrar que são de ponta nesse sentido escolhem Paris para desfilar. Isso sem contar que o mundo se volta para Paris durante a semana de moda. Os modelos estrangeiros com carreira internacional geralmente escolhem Nova York ou Paris para morar e muitos modelos brasileiros de sucesso vivem entre Paris e o mundo como Thomaz de Oliveira, Cris Herrmann, Drielly Oliveira, dentre outros.

Conexão Paris: Geralmente, qual é a trajetória deles até Paris?

Dione Occhipinti: Muitos são trazidos diretamente do Brasil para começar por Paris, outros escolhem Paris pelas facilidades da cidade e por sua localização geográfica. É um percurso natural para quem deseja seguir uma carreira internacional ter base fora do Brasil.

Conexão Paris: Na semana da moda de setembro, quem são os modelos brasileiros que vão estar presentes nas passarelas?

Dione Occhipinti: Existem modelos brasileiros que desfilam sempre para as marcas como “residentes”, assim como Francisco Lachowski e Marlon Teixeira para Balmain, Cris Herrmann e Amanda Sanchez para Chanel, Leticia Altenbernd para Givenchy. O restante não é possivel saber ainda nesse momento, depende sempre dos castings mais próximos da data. Mas seguindo as tendências acredito que Mariana Beltrame, com quem ja trabalhei no Brasil e admiro o trabalho, estara nas passarelas de diversas marcas de renome.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris