Como dissemos nesse artigo (clique aqui para ler), um dos motivos do grande sucesso da Philharmonie de Paris é o fato do local ter se aberto a outros gêneros musicais além do clássico/erudito. Concertos, festivais e eventos de rap, rock e jazz também fazem parte do seu calendário e atraem um público que, em teoria, não a frequentaria.

Philharmonie de Paris. Brigitte Djajasasmita no Flickr

Philharmonie de Paris. Brigitte Djajasasmita no Flickr

Exemplo disso foi a mega exposição dedicada a David Bowie – a mesma que já havia passado pelo Brasil e da qual falamos aqui – que aconteceu na Philharmonie logo após a sua inauguração, em março de 2015.

IMG_1889

Entrada da exposição The Velvet Underground – New York Extravaganza

Seguindo a mesma linha rock histórico-mítico, agora foi a vez da banda estadunidense Velvet Underground ganhar uma exposição só dela. Intitulada The Velvet Undergorund – New York Stravaganza, a mostra, dividida em 6 partes, destrincha um pouco da vida de cada um dos integrantes da banda e daqueles que, de alguma forma, foram uma influência, um coadjuvante ou um agente na sua formação, desenvolvimento, sucesso e término.

A exposição retraça também o surgimento e trajetória do grupo e sua influência póstuma no cenário musical nova-iorquino e mundial. Além disso, descreve a situação sócio-cultural dos EUA – e em particular de Nova York – do pós-guerra até a pop-art, passando pelo movimento Beat. Tudo isso a fim de contextualizar o surgimento da banda, sua postura, estilo e temática.

The-Velvet-Underground-envoute-la-Philharmonie-de-Paris

Instalação na exposição

Apesar de interessante e completa, a exposição acaba sendo, de forma geral, um pouco confusa e com excesso de informações, demandando muita atenção e engajamento do expectador. Além disso, as músicas e vídeos são tocados em volume tal que causa interferência mútua e atrapalha a concentração dos visitantes.

O que a mostra de David Bowie tinha de visualmente instigante, “pop” e divertida (reflexo da carreira e personalidade do cantor), a do Velvet Underground tem de densa, obsessiva e incômoda (reflexo da música e da vida do grupo).

No final achei que a exposição funcionaria melhor no formato livro. Assim poderíamos desfrutá-lo no conforto de nossos sofás enquanto ouvíamos as músicas da banda nos fones de ouvido.

The Velvet Undergorund – New York Stravaganza até 21 de agosto na Philharmonie de Paris (221 avenue Jean-Jaurès, 75019. Metrô Porte de Pantin, linha 5). Preço do ingresso: 10€.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris