Ao longo de toda a sua história a Galeries Lafayette Paris Haussmann teve uma forte ligação com as artes. Você sabia que há uma ótima galeria de arte dentro da Lafayette?

Durante toda a sua história as Galeries Lafayette, ainda que de forma esporádica, promoviam salões de arte e exposições apresentando os artistas da época aos seus clientes e à população parisiense em geral.

© Arquivo Galeries Lafayette

“Salão de Maio, Segunda Edição” promovido pela Galeries Lafayette em 1946 (foto: © Arquivo Galeries Lafayette)

Mas foi somente em 2001, com a abertura da Galerie des Galeries, que a loja formalizou o seu papel como influência cultural na cidade de Paris. O espaço permanente, localizado no 1° andar do prédio principal da Lafayette, tem como objetivo a divulgação de artistas contemporâneos já conhecidos e aqueles com futuro promissor.

O público visitante é composto tanto por clientes da loja que estavam “passando na porta” e entraram quanto por fãs das artes que seguem o circuito de exposições em cartaz na cidade.

IMG_1689

A Galerie des Galeries e o cartaz da exposição em cartaz atualmente, All Over

O projeto da galeria ficou a cargo do arquiteto Pascal Grasso que, além do teto desconstruído “em movimento”, criou um túnel que liga o espaço comercial da loja com o espaço da galeria. Mais que uma simples ligação entre o mundo conturbado e apressado do comércio e o mundo clean e calmo das artes, o túnel, todo preto, funciona com um percurso de descompressão entre entre os dois.

IMG_1688

O túnel que liga a loja à galeria (entrando na galeria)

IMG_1687

O túnel que liga a loja à galeria (saindo da galeria)

A Galerie des Galeries apresenta 3 exposições por ano com temáticas que tentam, na medida do possível mas não imperativamente, ligar os universos da arte, do design e da moda. As obras apresentadas vêm emprestadas de galerias comerciais, de acervos particulares ou dos próprios artistas. Algumas são feitas especialmente para a mostra em questão.

IMG_1679

Vista geral da galeria e da exposição em cartaz, All Over

IMG_1669

Vista geral da galeria e seu teto “desconstruído”

De 2005 a 2011 aconteceu na “gg” uma série de 7 exposições chamadas “Antidode” que apresentava obras da coleção particular da família proprietária da Galeries Lafayette. Para quem quiser se profundar no assunto existe um catálogo à venda na galeria.

A próxima exposição, a acontecer no verão, ficará a cargo da dupla TOILETPAPER, famosa por suas imagens fortes, coloridas e perturbadoras. Pela 1ª vez a mostra vai extrapolar o espaço da galeria e tomará conta das vitrines e da famosa cúpula da Lafayette. Ao mesmo tempo a loja invade a galeria pois produtos TOILETPAPER estarão à venda na Galerie des Galeries.

IMG_1677

Durante cada exposição são vendidos livros dos artistas apresentados

Paralelamente à Galerie des Galeries mas não vinculado a ela, a Galeries Lafayette inaugura em 2017 uma fundação para as artes chamada Lafayette Anticipation. Com projeto de readaptação dos espaços feito pelo starchitect Rem Koolhaas, ela vai ocupar um antigo entreposto na rue du Plâtre no Marais e consolida o grand magasin como um importante mecenas das artes na França. Assunto para um próximo artigo.

Clique aqui e leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette.

Galerie des Galeries1° andar da Galeries Lafayette Paris Haussmann, 40 boulevard Haussmann. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.


Lembrando que os leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto nas compras feitas na Galeries Lafayette Paris Haussmann (exceto serviços, alimentação, bebidas, livros, CD e artigos indicados com um ponto vermelho – point rouge), clique aqui para saber mais e baixar o voucher.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris