Castelo de Versailles

Castelo de Versailles

Nos próximos anos Versailles nos apresentará duas grandes mudanças.

A primeira : o castelo terá, à partir da primavera 2016, um restaurante digno do monumento. Alain Ducasse foi o chef escolhido para dirigir « Ore », que em latin quer dizer « boca ». Um termo que faz referência à história do castelo. Quando a refeição de Louis 14 era preparada dizia-se, na época, a preparação da « boca do rei ».

O restaurante será no Pavillon Dufour, uma ala renovada e que enquadra a Cour Royale. Ducasse deseja que Ore seja um café contemporâneo que apresente aos turistas os prazeres da mesa francesa.

Restaurante e hotel de luxo em Versailles

Ore, restaurante do chef Alain Ducasse em Versailles

Li esta notícia no excelente Atabula e no mesmo artigo aprendi que o ritual brasileiro do bufê é de origem francesa. Em Versailles, a corte seguia o ritual francês de colocar todos os pratos em uma imensa mesa e cada um se servia à vontade. A partir do século 19 esta prática foi substituida pelo serviço dito russo, quer dizer, a refeição é servida diretamente nos pratos.

Jardins de Versailles

Jardins de Versailles

A segunda mudança será mais importante: o castelo planeja instalar um hotel de luxo em uma das suas alas fechadas ao público e, desde 2008, em estado avançado de deterioração. O projeto prevê spa, restaurante gastronômico, 25 quartos sendo 11 suites com vista para a Orangerie.

A idéia de um hotel em Versaille foi lançada em 2010. O nome do grupo eleito para executar o projeto será revelado no início de janeiro.

Qual o objetivo desta medida ? Encontrar meios de financiamento para a renovação caríssima de um dos mais famosos monumentos da França.

Como os franceses são tradicionais imediatamente alguns defensores do patrimônio denunciaram o lado mercantilista da operação e a “disneylandização” do castelo.

Segui com interesse a polêmica e achei interessante os argumentos de um professor de direito público chamado Frédéric Rouvillois. Ele considera a reação de alguns franceses inadaptada à situação. Não há motivos para se escandalizar quando lugares que foram criados para abrigar pessoas e atividades humanas sejam transformados temporariamente em hotel. Sobretudo porque a proposta salva estes lugares da decadência. Neste caso, importa pouco que o patrimônio seja destinado à uma atividade comercial.

Com humor, ele considera que não se trata de transformar uma igreja em jacuzzi ou a Sainte Chapelle em supermercado!

Para terminar ele assinala que a transformação de todos os patrimônios em museus possui algo de rígido e de poeirento. E cita o exemplo da Espanha que permite estabelecimentos luxuosos em seus castelos, fortalezas, conventos e tudo funciona muito bem.

Oferecer aos franceses e turistas estrangeiros bons restaurantes tornará o castelo ainda mais atrativo.

A proposta não me choca e, para falar a verdade, gostaria muito de passar uma noite entre muros carregados de história.

P.S.: Quer tirar o máximo do seu passeio em Versailles? Faça a visita guiada com a guia conferencista Zilda Figueiredo. Leia aqui sobre o trabalho dela.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris