Nem sempre há neve em Paris. Há alguns invernos com bastante neve, mas não são comuns. Se você quer curtir a neve na França, o ideal é seguir para os destinos no leste do país.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Ao contrário do que se pode pensar, a neve em Paris não deixa a cidade mais bonita. Quando acordamos, está tudo branquinho e lindo. Mas, tão logo o dia começa, a neve se transforma em lama…. Os telhados podem ficar branquinhos, mas as ruas ficam imundas! Veja abaixo onde curtir a neve na França.

neve na França

Cenas assim duram apenas alguns segundos em Paris. O movimento de carros e pedestres transforma a neve em lama rapidamente. Foto: Shutterstcok

Os destinos no leste da França são os ideais. Alsácia (veja aqui), a região dos Alpes (veja aqui) e suas estações de esqui (ex.: Chamonix e Courchevel) são destinos de inverno concorridos, onde a neve faz parte da atração. Chalés na montanha, florestas de pinheiros, lagos, culinária típica, mercados de Natal, tudo gira em torno do frio e da neve.

Outra opção são os Pireneus, no sul da França, fronteira com a Espanha.

Leia também nossos artigos sobre as 6 estações mais próximas de Paris e sobre as melhores estações de esqui da França.

neve na França

A neve da janela de um típico chalé alpino

Roupas adequadas para a cidade

Se você pretende visitar apenas as cidades ou vilarejos nevados, você não precisa ter roupas tipo de esqui. Você deverá se vestir de forma apropriada para o inverno europeu (ver dicas aqui e aqui), mas é importante ter um bota impermeável e forrada para manter os pés quentes e secos.

neve na França

Bota de couro impermeável forrada de lã sintética

Você pode usar calça de lã, de veludo ou até mesmo jeans. Mas, em vez de casaco de lã ou sobretudo, um casaco impermeável como, por exemplo, uma doudounne é o ideal.

neve na França

Crianças brincam no carrossel de Annecy: doudounnes, calças de veludo, jeans ou lã, botas forradas, luvas e gorros.

As doudounnes são casacos sintéticos, muito quentes, impermeáveis e corta-vento. Há doudounnes de vários tipos e preços – das básicas a 60 euros da Uniqlo às clássicas a mil euros da Moncler.

neve na França

As famosas doudounnes Moncler

E, sempre, gorros, cachecol e luvas – que não precisam ser de esqui, podem ser de couro forrada ou de fleece, por exemplo.

Roupas adequadas para a montanha

Mas, se o seu destino é a montanha e se você pretende curtir a neve de verdade, ou seja, esquiar, andar, deitar e rolar  na neve, você vai precisar usar roupas próprias.

neve na França

Quem quer esquiar ou rolar na neve deve ter roupas impermeáveis próprias para a neve.

Você precisa obrigatoriamente usar:

  1. Botas impermeáveis e forradas para a neve.
  2. Meias térmicas. Atenção, não adianta usar várias meias! Uma boa meia térmica basta e é importante que seja de um material que deixe o pé transpirar sem ficar úmido. Se você colocar várias meias de algodão, por exemplo, vai transpirar, ficar com os pés úmidos e morrer de frio nos pés.
  3. Conjunto de calça e casaco de esqui (são mais fechados do que as doudounes tradicionais, não deixando a neve entrar pelas extremidades). Por baixo do casaco, você deve ter mais duas camadas:
    1. segunda pele térmica;
    2. blusa de lã ou casaco da fleece (polaire, em francês), material sintético que deixa a pele transpirar sem guardar a umidade.
  4. Luvas impermeáveis próprias para a neve.
  5. Cachecol e gorro de lã ou de material sintético.

Pronto, esse é o kit básico para deitar e rolar na neve. E, claro, óculos escuros e protetor solar para proteger os olhos e a pele da claridade e da radiação solar. Atualização: o leitor Paulo nos lembra da importância também do protetor labial!

Observação: algumas estações de esqui – nem todas! – possuem lojas que alugam roupas de esqui (casaco e calça). Se você prefere alugar, é importante checar antes de ir.

Leia também sobre o inverno na França:

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris