Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.

Homenagem aos mortos nos atentados de 13 de novembro em Paris

Homenagem aos mortos nos atentados de 13 de novembro em Paris. Foto: ShutterStcok

Voos:

Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.

  • A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
    • Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15)  podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
    • Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
  • Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.

Segurança em Paris:

A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.

O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).

Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:

  • Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
  • Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
  • Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
  • A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
  • O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.

Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris