Seria inimaginável um presidente francês apresentar à sociedade sua esposa e sua amante. Todavia este foi um hábito comum na história francesa. Um costume oficializado por Louis XIV ao criar o papel da amante real.

Madame Maintenon

Madame Maintenon

As amantes reais eram mulheres ambiciosas e em torno delas se formavam grupos políticos poderosos. Louis XIV teve uma infinidade de amantes, mas três contaram realmente: Louise de Vallière, Madame de Montespan e Madame de Maintenon.

Essas mulheres ocuparam uma posição que se assemelha à um emprego, com um reconhecimento social, uma função e um salário. Elas eram brilhantes, animavam a corte e teciam intrigas diplomáticas. Quase todas receberam um título e este título não era somente uma condecoração. Atrás dele tinha terras, castelos, obras de arte e jóias.

Neste cenário, o papel da rainha era essencialmente dar herdeiros ao rei e se dedicar às obras caritativas. Contudo ser rainha tinha uma vantagem de peso, o título/cargo era vitalício à condição de cumprir a clásula principal, ser mãe do herdeiro.

Castelo de Maintenon

Castelo de Maintenon

Esta introdução nos leva ao artigo de hoje onde propomos um passeio muito especial perto de Paris, ida e volta no mesmo dia. Nós achamos que vale a pena você conhecer o Castelo de Maintenon, a residência da esposa clandestina de Louis XIV.

Castelo de Maintenon

Castelo de Maintenon

O castelo que encontra a 90km de Paris – 1.15h de estrada – e ganhou em 2015 o Certificado de Excelência do TripAdvisor. O château está no centro da cidade de Maintenon.

A história de Madame de Maintenon é um conto de fadas. Viúva de um poeta francês, ela foi governanta dos filhos bastardos do rei com sua amante Madame de Montespan. Inteligente e hábil, ela aproveita da morte da rainha para ocupar o lugar de Madame de Montespan e se casar secretamente com o rei em 1683.

Jardins e aqueduto do Castelo de Maintenon

Jardins e aqueduto do Castelo de Maintenon

O castelo foi comprado por Madame de Maintenon em 1674 e foi várias vezes reformado, sobretudo a cada estadia do rei. Data desta época o aqueduto que, hoje, dá ao castelo um ar romântico. Sem herdeiros, Madame de Maintenon o lega, em 1698, à família de Noailles. Eles serão proprietários do château até 1983. À partir deste momento e até hoje, a propriedade foi transferida para uma fundação que se encarrega de proteger o monumento.

O castelo se encontra em uma região muito bonita e com várias outras atrações turísticas, entre elas a cidade de Chartres e sua famosa catedral, a floresta de Rambouillet e seu castelo imperial e hoje presidencial. O Castelo de Rambouillet é de uso do presidente da República, mas podemos visitar os jardins.

Se um dia, você quiser fazer um belo passeio fora de Paris, visite o Castelo de Maintenon, passe pela maravilhosa floresta de Rambouillet – no outono ela é inesquecível – visite os jardins do Castelo de Rambouillet e termine este dia perfeito conhecendo a catedral de Chartres.

Como visitar o Castelo de Maintenon: a visita é livre e um guia se encontra à disposição dos visitantes na entrada do castelo. Visite o interior e em seguida os belos jardins e o aqueduto. O castelo está aberto a partir da segunda quinzena de fevereiro até dia 20 de dezembro das 10.30h até 19.00h. Ele abre todos os fins de semana e dias feriados. O castelo fecha nas segundas, menos na alta estação (julho e agosto) e nos dias feriados. Preço do ticket: 8.50 euros.Visita com locação de audioguia: 10 euros.

Como chegar: o único problema de Maintenon é o acesso. Não existe nenhum transporte em comum ligando Paris e esta pequena cidade. Duas opções: alugar um carro ou contratar os serviços de traslados e passeios de carros que indicamos (clique aqui).

Château de Maintenon: 2 Place Aristide Briand, Maintenon


Leia também:

  • artigo sobre a história do brinde (clique aqui). O nosso tim-tim de hoje teve sua origem em torno de venenos, crimes e assassinatos que envolveram Madame de Montespan, uma das poderosas amantes de Louis XIV.
  • artigo com outras dicas de passios perto de Paris (clique aqui).

Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris