Paris é inesgotável porque impregnada de história. Os franceses respeitam o passado e preservam fanaticamente as lembranças de todas as épocas.

A rue Réaumur, no centro de Paris, mais exatamente no 2ème distrito, entre a antiga Bolsa de Valores e o boulevard Sébastopol, é um dos passeios prediletos dos apaixonados pela cidade.

A maior característica de Paris são seus prédios de pedra cor areia, de 6 andares, marca registrada do urbanista Barão Haussmann. Esta é a Paris burguesa e rica. Do outro lado, temos os prédios mais simples, fachada de reboco e sem elementos decorativos, característica da Paris popular.

Se infiltrando nesta dicotomia, encontramos alguns exemplos de arquitetura do início do século XX que conseguiram escapar da harmonização hausmaniana.

A rue Réaumur apresenta uma coleção impressionante de imóveis com uma outra estética e utilizando novos materiais, como o ferro e o concreto.

Percorrendo a Réaumur você estará também no centro da famosa área conhecida como Sentier, região dos atacadistas do prêt à porter. O bairro está em mutação permanente com chegada de novas lojas mais interessantes e de bistrôs simpáticos.

E, por fim, nesta região você poderá admirar uma antiga galeria, a mais discreta de todas as passages de Paris. Ela se chama Passage du Grand Cerf e é a menos conhecida de todas as galerias cobertas.

Anote os endereços citados e durante o trajeto, além de observar a beleza da arquitetura desta rua, conheça também todos seus segredos.

O tour começa na avenida Opéra esquina com rue Quatre Septembre ou diretamente na Bolsa de Valores, quando a Quatre Septembre se transforma em Rue Réaumur, e termina no Boulevard Sébastopol.

Logo após a Bolsa de Valores (onde temos um bistrô delicioso, do chef Yannick Alleno, com preços honestos – leia aqui), na Réaumur esquina com Léon Cladel, se encontra um imóvel que chama atenção pela sua elegância.

Rua Reaumur, Paris

Rua Reaumur, Paris

Aqui ainda temos um estilo próximo do haussmaniano, com pedra bege talhada.

Fachada principal, rua Reaumur, Paris

Fachada principal, rua Reaumur, Paris

Mas já se afastando do modelo da época e mais próximo da arquitetura industrial com suas grandes janelas sem persianas.

Rua

Rua

No número 124, bela construção industrial do período art nouveau, com a ossatura aparente de aço e bow windows no quarto andar.

Rua Reaumur

Rua Reaumur

No número 118, imóvel de atividades comerciais, com uma grande verrière de metal ocupando três andares da fachada.

Estes imóveis nos fazem pensar nas construções de Eiffel. Siga pela rua Réaumur e verá outros tantos imóveis como estes acima.

Mas o mais imponente de todos eles se encontra no final da rua, quase na esquina do boulevard Sébastopol.

Rua

Rua

Construído em 1898, ele é de estilo neogótico com um enorme relógio central. Preste atenção, ao lado dos números representando as horas temos os signos do Zodíaco.

Neste percurso da Réaumur, conheça a rua Montorgueil, um espaço somente para pedestres charmoso e simpático (leia aqui). E a rua Nil, com alguns dos endereços gastronômicos da atualidade como o Frenchie e o Frenchie to Go (leia aqui).

Passage du Grand Cerf

Passage du Grand Cerf

A dois passos da Montorgueil, conheça uma das mais antigas passagens cobertas de Paris. Várias passagens são hiper conhecidas – como a Galerie Vivianne – e sempre citadas aqui. Mas esta, a Passage du Grand Cerf, é um segredo bem guardado.

Passage du Grand Cerf

Passage du Grand Cerf

Ela data de 1825, possui lojas como “antigamente” e nos deixa a impressão de vermos uma Paris que parou no tempo. Mesmo as atividades programadas pelas suas lojas são em harmonia com sua identidade.

Passage du Grand Cerf

Passage du Grand Cerf

A entrada da Passage se encontra na rue Saint Denis. Seguindo Réaumur, vire Saint Denis à direita.

No final do passeio, no boulevard Sébastopol, se seguir em frente, estará no Alto Marais, se virar à direita logo chegará na praça Châtelet. Paris é pequena, aproveite e ande muito. É assim que conhecemos bem a cidade.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris