Campus France.Org

Campus France.Org

O Campus France Brasil é uma agência governamental encarregada de promover as universidades e escolas francesas no Brasil. Se você quer estudar na França, mas não sabe por onde começar a busca de informações, você pode contar com o apoio do Campus. Leia o passo a passo fornecido por eles.

Depois das primeiras pesquisas, o processo pode parecer complicado. Mas não tenha medo: siga nosso passo a passo, e, quando você menos esperar, será hora de fazer as malas!

1-Escolha o curso que quer fazer.

O Campus France Brasil tem um site onde você encontra catálogos de cursos e bolsas de estudo. É possível fazer pesquisas por nível de estudo (graduação, pós-graduação e doutorado) e área de interesse. O catálogo de cursos, atualizado pela equipe do Campus France Paris, tem versões em francês e inglês. Lá, você encontra informações sobre os critérios para admissão dos alunos, as pesquisas realizadas em cada unidade, os financiamentos disponíveis e como entrar em contato com as instituições.

2-Prepare sua candidatura.

O segundo passo é entrar nos sites das universidades e escolas para buscar qualquer tipo de informação complementar – inclusive para confirmar o início do ano letivo ou do curso escolhido. É importante lembrar que os prazos para candidatura e matrícula variam de acordo com o nível de estudo e as instituições francesas. As instituições francesas possuem departamentos de Relações Internacionais, que orientam os estrangeiros interessados em intercâmbios. Você pode procurá-los caso tenha dúvidas.

3-Caso necessário, faça um dos testes oficiais em francês.

Para fazer a inscrição em uma universidade francesa, normalmente é necessário apresentar a comprovação do acesso a um curso superior realizado no Brasil ou seu último diploma. Além disso, também é preciso se comunicar em francês. Por isso, o aluno deve ter um diploma de proficiência. As instituições de ensino superior costumam pedir o nível B2 – que equivale ao nível intermediário, quase avançado. Nas unidades da Aliança Francesa, é possível fazer cursos de francês e os testes oficiais exigidos pelas universidades. Os diplomas oficiais de proficiência são : TCF (Test de Connaissance du français), DELF (Diplôme d’Etudes en Langue Française) ou DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française).

4-Inscreva-se no Campus France Brasil.

Depois que você escolheu seu curso e já providenciou o diploma de proficiência, é hora de começar a sua candidatura pelo Campus France Brasil. A maioria das universidades francesas é ligada à plataforma. Ou seja: você monta o dossiê e manda os documentos de motivação por meio do site. Os responsáveis pela seleção dos candidatos vão acessar o seu dossiê e enviar a resposta.

Há um guia de orientação para quem está fazendo a inscrição on-line. Se por acaso o estudante precisar de mais informação, a equipe Campus France Brasil pode atendê-lo e tirar as dúvidas. Cada candidato tem uma caixa de mensagens personalizada para entrar em contato com a equipe.

5-Solicite seu visto de estudante.

Para realizar um curso de mais de 90 dias na França, é necessário ter um visto de estudante. Então, depois de ser aceito (a) pela universidade e ter o dossiê validado pelo Campus France, é necessário procurar o Consulado francês da sua circunscrição. Com esse tipo de visto, é permitido trabalhar 87,5 horas por mês. Os processos para obtenção de bolsa de estudos devem ser feitos de maneira separada. Os interessados encontram as informações nos sites do Campus France Brasil e das instituições que oferecem financiamento.

Em São Paulo, o Campus France Brasil também recebe, pessoalmente, os estudantes que planejam estudar na França. O escritório fica na Alameda Jaú, 1208, nos Jardins. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

O Conexão Paris aproveita este artigo sobre o Campus France Brasil para informá-lo sobre um concurso de vídeos organizado pelo Campus. Veja abaixo.

O Campus France Brasil promove um concurso de vídeos “Quero Estudar na França”. O primeiro colocado ganha um curso de francês de duas semanas, com hospedagem.

Para participar, basta enviar, até 23 de agosto, um vídeo criativo de até um minuto com o tema: Qual é a sua canção francesa favorita?

O primeiro colocado ganha um curso de francês com duração de duas semanas no CLA – Centre de Linguistique Appliquée – Besançon, na França, com hospedagem e passagens cedidas pela Air France-KLM.

O segundo colocado ganha uma bolsa para um curso livre na Aliança Francesa de São Paulo.

O terceiro, brindes da Livraria Francesa.

O concurso é válido em território nacional e os vídeos devem ser enviados pelo Facebook do Campus France Brasil.

Os vencedores serão anunciados na Soirée Campus France Brasil, um happy hour para estudantes e recém-formados, em São Paulo.

Quem estiver na festa terá oportunidade de ganhar mais bolsas de estudos: o Campus France Brasil promoverá um Quiz Cultural valendo um curso de duas semanas na escola Azurlingua – Nice, na França, com hospedagem e passagens cedidas pela Air France-KLM; mais um curso livre na Aliança Francesa de São Paulo; e brindes da Livraria Francesa.

A soirée acontece em 27 de agosto, na Funhouse, a partir das 18h. A entrada é gratuita e os convidados ganham os primeiros R$ 15 de consumação na casa.

Para fazer a inscrição para a soirée, é preciso enviar um e-mail com o assunto “Soirée SP” para eventos@campusfrancebrasil.com.br. Não esqueça de incluir nome completo, telefone para contato e instituição de ensino na qual estuda/estudou.

Mais informações:

www.bresil.campusfrance.org

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris