Passagem Panorama, Paris

Passagem Panorama, Paris

Em Paris mesmo, ou no interior da França, encontramos placas, antigas ou recentes, com o nome de uma empresa ou com o desenho da descrição de uma atividade manual. Trata-se de uma longa tradição européia.

Estas placas, enseignes em francês, são ou foram feitas em madeira ou pedra esculpida e pintada ou então em ferro forjado, resistentes a tudo, mais duráveis e as mais bonitas.

Alsácia, placa

Alsácia, placa

Alsácia, placas

Alsácia, placas

É sobretudo no interior da França que encontramos belíssimas enseignes. As da Alsácia são famosas e ninguém fica indiferente à estas formas projetadas contra o céu azul.

Champagne, placas

Champagne, placas. Foto: Edu

Linda também, esta placa assinalando um pequeno hotel da região do champagne.

O Museu Carnavalet, no Marais, possui uma sala somente de placas antigas datando do século XVI até o início do século XX. Não sei se vocês sabem, o Carnavalet se dedica à história de Paris e seus habitantes desde a pré-história até hoje. Ele expõe obras de arte, lembranças e maquetes da cidade que evocam a vida quotidiana e intelectual em diversas épocas.

Museu Carnavalet, sala das "enseignes"

Museu Carnavalet, sala das “enseignes”

O Carnavalet possui uma sala somente com placas de ferro forjado, madeira e pedra.

Nos séculos passados, as ruas não tinham numeração e a população era analfabeta. Os comerciantes e artesãos usavam estas placas figurativas para explicarem o que vendiam ou a atividade que exerciam. Hoje, estas placas nos fornecem um retrato de como eram as ruas de Paris e da diversidade econômica e comercial da cidade.

São placas de comerciantes de vinhos, de fabricantes de armas, de padarias, de restaurantes, de cabarés, de hotéis.

O estudo das enseignes revela os costumes de uma cidade ou de um país.

Le Chat Noir

Le Chat Noir

Uma das placas mais famosas do Carnavalet é a o Gato Preto, Chat Noir, um cabaré famoso de Montmartre fundado em 1881, ponto de encontro de artistas e símbolo da vida boêmia do final do século XIX.

O Museu Carnavalet está fechado para reformas até 2019.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris