Mur pour la Paix

Mur pour la Paix

Quando o turista se encontra diante do Muro pela Paz, ele não tem noção do imbróglio jurídico que a obra representa e das lutas que ela provoca.

O Muro pela Paz foi inspirado no Muro das Lamentações de Jerusalém. Os visitantes podem deixar suas mensagens de paz nas fendas previstas para isto. A obra é composta de 12 painéis de vidro com inscrições da palavra paz em vários idiomas.

No site da prefeitura do 7ème bairro de Paris, lemos a seguinte declaração:

“o Mur pour la Paix é uma criação de Clara Halter et de Jean Michal Wilmotte, instalado no Champs de Mars na ocasião das festividades do reveillon do ano 2000, por uma duração prevista de 3 meses. Até hoje o muro continua no Champs de Mars apesar do seu aspecto ilegal. A prefeitura luta para que a obra seja desmontada e que a perspectiva central seja respeitada.”

A verdade é que esta obra impede a maravilhosa e clássica vista da torre Eiffel à partir da Escola Militar.

O Champs de Mars é um local extremamente protegido pelas leis de ocupação do solo assim como pela legislação sobre os monumentos históricos. Este espaço é defendido, também, pelas associações que zelam pelo interesse urbanístico do bairro e que lutam pela preservação da perspectiva entre a colina do Trocadero e a Ecole Militaire.

Mur pour la Paix

Mur pour la Paix

A obra incomoda por razões estéticas, jurídicas, urbanísticas e legais.

Para complicar a situação, o Muro pela Paz é continuamente vandalizada por graffitis racistas e antisemitas e por inscrições dos nomes e datas da passagem dos turistas. A obra está frequentemente protegida por redes cor laranja que contribuem para a degradação da área.

A obra pela paz virou obra da discórdia entre defensores do patrimônio e seus autores e um quebra cabeça para os legisladores e responsáveis.

Todo o problema é que a obra possui um valor simbólico forte, ligado aos valores essenciais da democracia. As autoridades se encontram diante do clássico dilema: preservação do patrimônio histórico e estético ou preservação de uma obra de interesse público e turístico.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris