Saiba tudo sobre a Opera Garnier – como visitá-lo, como comprar ingressos, sua história e seus mitos – um dos mais bonitos e importantes monumentos de Paris.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

A Opera Garnier

A Opera Garnier foi construída durante a grande reforma da capital francesa orquestrada por Napoleão III e o Barão Haussmann no século XIX.

A construção foi acompanhada pela abertura de uma grande avenida que, na época, ligava o Palácio das Tuileries à nova ópera. Incendiado em 1871, durante os violentos dias da Comuna de Paris, do Palácio das Tuileries temos hoje somente seu jardim.

Opera Garnier, fachada principal

Opera Garnier, fachada principal

Para a construção desta avenida, todo um bairro foi destruído e Haussmann foi, e é ainda, criticado por ter apagado os vestígios de uma Paris mais antiga.

Opera Garnier

Opera Garnier

A Opéra de Paris é um prédio que reúne vários estilos, um pouco barroco, um pouco cópia do renascimento italiano. Em todo caso uma bela obra, com uma fachada decorada por esculturas que na época escandalizaram os puritanos e uma decoração interior impressionante.

Opera Garnier, escada central

Opera Garnier, foto de Véronique Mergaux, no Flickr

A grande escada central é famosa pelo seu traçado, pelos mármores, pelas pinturas e mosaicos.

A sala de espetáculos, mais impressionante ainda, é toda dourada e vermelha, com um teto que contrasta furiosamente com o resto do décor. Chagall aí pintou seus anjos e personagens leves e flutuantes.

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Como chegar à Opera Garnier

A Opéra Garnier fica na Place de l’Opéra, no 9° arrondissement de Paris, perto das Galerias Lafayette.

As linhas 3, 7 e 8 do metrô de Paris param na estação Opéra que tem uma saída bem em frente à Opéra Garnier.

As linhas de ônibus 20, 21, 27, 29, 32, 45, 66, 68 e 95 têm ponto nas ruas laterais da Opéra Garnier.

Como visitar a Opera Garnier: ingresso e visita guiada

Ingresso Opéra Garnier

Vocês podem visitar a Opéra Garnier como se visita qualquer monumento. Não é preciso ir a um espetáculo para conhecer o interior.

O local fica aberto à visitação todos os dias das 10h às 17h, exceto quando há espetáculos diurnos.

Clique aqui e compre o ingresso para visitá-la.

COMPRE SEU INGRESSO

Opera Garnier, Foto de Véronique Mergaux, no Flickr

Opera Garnier, Foto de Véronique Mergaux, no Flickr

Visita guiada à Opéra Garnier

A guia brasileira Zilda propõe uma visita guiada a Opéra Garnier. Ela te contará a história do monumento e dos seus arredores.

Escreva para a Zilda no email visiteparisape@gmail.com e faça a sua reserva.

Assistir a um espetáculo na Opéra Garnier

Se puder, durante sua estada em Paris, veja um espetáculo na Opera Garnier. Este é um dos programas mais apreciados pelos parisienses cultos e curiosos.

O inverno é a época ideal para você aproveitar o rico programa cultural de Paris. No verão a programação fica bem escassa. Paris se esvazia, todos partem, uns montanha outros praia. Nos meses frios os parisienses se dedicam à cultura.

A festa de Natal dos parisienses inclui com frequência um espetáculo na Opéra Garnier. Às vezes o reveillon também. Se estiver por aqui, não se esqueça de consultar o programa da casa para as festas do fim do ano. Ele é sempre excelente.

Como se vestir

Vista-se como se fosse jantar em restaurante chique. Já que chegou até aqui, escolha um bonito vestido e aproveite o máximo da noite. Não é exigido terno para os homens. E, no intervalo, beba uma coupe de champagne no bar da ópera.

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

Como comprar seu ticket para um espetáculo

Comprar um ingresso para um espetáculo nas Operas de Paris é uma operação um pouco complicada, por isto aqui estão alguns esclarecimentos.

A estação cultural começa, todos os anos, no mês de setembro e os ingressos são colocados a venda por etapas e por tipo de compra. Clique aqui e veja o calendário de abertura da venda de ingressos.

Em primeiro lugar são vendidos os abonnements, pacotes de 4 ou 5 espetáculos, o que não é o caso para o turista.

As opções de compra são:

  • O turista pode comprar no site oficial das Operas de Paris (Garnier e Bastille), clique aqui e veja a programação.
  • O ticket pode ser comprado também por telefone – 08 92 89 90 90 – se estiver ligando da França ou – +33 1 71 25 24 23 – se estiver ligando de fora da França. Este serviço funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 9h até 19h.
  • Ou então, comprar diretamente nos guichês da Opera Garnier, na esquina das ruas Scribe e Auber, aberto das 1oh até 18h30, de segunda a sexta, e uma hora antes dos espetáculos.

De acordo com disponibilidades, lugares de última hora podem ser vendidos, a preços preferenciais, aos menores de 28 anos e aos maiores de 65 anos meia hora antes do espetáculo.

Concluída a compra por internet, imprime seus tickets. Eles podem ser impressos a partir do histórico de compras do espaço pessoal que cada um cria no site operadeparis.fr

Você possui mais duas outras opções para receber os tickets: pelo correio no seu endereço – para isto é necessário prever o tempo de entrega com atenção – ou retirá-los no guichê da Opera 45 minutos antes do espetáculo.

Opera Garnier, plano da sala

Opera Garnier, plano da sala

Preços dos tickets

Na Opéra Garnier, as tarifas possuem descontos de 10% para os espetáculos noturnos nas segundas e para os diurnos nos sábados. Nas sextas e sábados a noite elas são 10% mais caras.

A Opéra Garnier possui cerca de 7 tarifas diferentes que variam de acordo com o posição dos assentos. A mais cara é a tarifa Optima e a mais barata é a Cat.6. Os preços começam em 10 euros (Cat.6) e podem chegara a 250 euros na categoria Optima.

Quanto mais barata a tarifa, pior a visibilidade. Na Opéra Garnier, certas poltronas tem visibilidade prejudicada em função de pilares localizados diante do espectador. O site da Garnier diz que a Cat.6 não tem visibilidade. Clique aqui e veja um desenho da Garnier mostrando a localização dos assentos e o valor de cada tarifa.

No dia do espetáculo, são vendidos poucos ingressos da Cat.6 (10€) somente na bilheteria do local.

Ingressos esgotados

Caso você não encontre ingressos para o espetáculo que quer assistir, existe a possibilidade de comprar ingressos de terceiros no próprio site das Opéras: https://bourse.operadeparis.fr/list/resaleProducts/?page=0

Como a revenda é feita pelo site oficial das Opéras, o ingresso é oficial e garantido.

Opera Garnier, Noite de Gala

Opera Garnier, Noite de Gala. Foto Sergio T. Gonçalves

Noite de Gala

Se você chegar na Opéra Garnier e topar com um tapete vermelho, saiba que não é todo dia que será recebido assim, com tanta pompa. Somente nos dias festivos temos tapetes na entrada, vestidos longos e flores em profusão nas escadarias. Mas afinal, o que acontece?

Opera Garnier, Noite de Gala

Opera Garnier, Noite de Gala. Foto Sergio T. Gonçalves

Várias vezes durante o ano, a Opéra de Paris organiza noites de gala abertas ao público em geral. Todos podem participar mas custa caro. Neste dia, os bilhetes para o espetáculo são vendidos pelo triplo do preço. E, se você quiser participar do jantar, um lugar nas refinadas mesas instaladas no Grand Foyer custa 250 euros por pessoa.

Por um curto espaço de tempo, os que vieram para o banquete se misturam com aqueles que vieram simplesmente para ver o espetáculo. No final, enquanto o público segue o fluxo das saídas da Ópera, os participantes da Noite Gala são orientados em direção ao Foyer para um jantar memorável.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Loja da Opera Garnier

A Opera Garnier possui uma bela loja. Trata-se de um espaço situado no interior da Opera e dividido em três setores:

  • O primeiro, uma livraria multimídia com CDs, DVDs e livros sobre o universo da ópera.
  • O segundo, um espaço dedicado às crianças com jogos educativos, brinquedos e fantasias imaginados a partir do mundo do balé e da dança.
  • O terceiro reúne bolsas, camisetas, moletons, suéteres com o logo da Opera de Paris, além de acessórios.

Esta livraria-butique está aberta todos os dias das 10h às 18h30 e todas as noites de espetáculo. Duas entradas, uma pelo interior da Ópera e outra pela rue Halévy, n° 1.

Opera Garnier, loja

Opera Garnier, loja

Mitos e lendas

Entre as lendas e mitos parisienses, alguns se relacionam com a Ópera Garnier.

O fato da Garnier ser a décima terceira ópera construída em Paris contribuiu para o aparecimento de superstições e lendas em torno do monumento.

Um acidente mortal ocorrido em 1896 soltou ainda mais as imaginações. Neste ano, no dia 20 de maio, o contrapeso do enorme lustre da sala da Ópera se quebrou durante um espetáculo atingindo a pessoa que se encontrava na poltrona número 13. Durante algum tempo comentários falaram da maldição, de barulhos e sussurros nos corredores dos camarins.

Este fato foi, provavelmente, a fonte de inspiração de Gaston Leroux para seu famoso livro O Fantasma da Opera.

Opera Garnier, lendas e mitos

Opera Garnier, lendas e mitos

A Garnier também está ligada ao mito da existência de um lago subterrâneo em Paris.

O solo desta região era muito úmido e, durante a construção da ópera, para canalizar a umidade e evitar infiltrações uma enorme “piscina” foi construida debaixo do palco da Opéra.

Hoje, esta piscina existe ainda e possui várias funções. Uma vez por mês, os bombeiros fazem aí seus exercícios de procura de sobreviventes em subterrâneos inundados. Ela serve também como reservatório em caso de incêndio.

O Instituto Cultural do Google, através da sua tecnologia Street View, nos acesso à Opera Garnier. O visitante virtual explora espaços fechados ao público como o teto da Ópera.

Opera Garnier, reservatório

Opera Garnier, reservatório

Leia também sobre a Opera Garnier

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris