Por Maurício Christovão

Sou engenheiro civil e sempre me interessei por obras realizadas pelos meus antecessores de profissão.

O Canal du Midi é uma obra espetacular e foi construído no Século XVII por Pierre-Paul Riquet, por ordem do Rei Luís XIV. O Canal mede 360 km indo de Toulouse até Sète, no Mediterrâneo. Os barcos vêm do Atlântico, entram na foz do Rio Garonne, passam por Bordeaux e navegam até Toulouse e ali há a interligação com o Canal. Esse canal era estratégico para a França pois permitia enviar mercadorias sem passar pelo Estreito de Gibraltar, evitando assim problemas com os corsários da época.

Canal du Midi, ecluse

Canal du Midi, eclusa

A realização do Canal du Midi exigiu a construção de 328 obras de transposição, como eclusas, pontes e aquedutos para vencer os desníveis do trajeto, regularizar rios e captar água para o Canal funcionar.

Canal du Midi, margens

Canal du Midi, margens

Ao longo do seu trajeto, foram plantados milhares de plátanos que preservam as margens e fornecem sombra para a navegação nos meses quentes no Sul da França. Essas árvores estão sendo atacados por um fungo e, infelizmente, ainda não encontraram a solução para o problema.
Entre as principais cidades atravessadas estão Toulouse, Castelnaudary, Carcassonne, Trèbes, Beziers, Narbonne, Agde e Sète. O Canal pode ser acompanhado, na maior parte, por rodovias ou mesmo por roteiros ciclísticos oferecidos por agências de turismo.
Com o advento das ferrovias e estradas de rodagem o Canal du Midi foi perdendo importância como via de transporte e, em 1996, foi considerado (felizmente!) como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Canal du Midi, peniches

Canal du Midi, peniches

O número de embarcações que atravessa o Canal é grande, mais de 50.000 pessoas fazem esse roteiro por ano. Mas não é preciso comprar um barco ou ser um grande marinheiro para percorrer o Canal du Midi. Várias agências alugam as “peniches” que são embarcações com acomodações para várias pessoas e ministram um “curso relâmpago de navegação” para os marinheiros de primeira viagem. A navegação é extremamente lenta para evitar marolas e a erosão das margens e todos os barcos têm as dimensões exatas para passarem pelas eclusas e pontes do caminho.

Canal du Midi, passeio de barco

Canal du Midi, passeio de barco

Não chegamos a tanto pela falta de tempo, preferimos fazer um passeio bem “turistão” num pequeno trecho do Canal em Carcassonne, mas valeu e foi bem interessante. O passeio dura em torno de duas horas e o barco não tem sanitário a bordo, de modo que recomendo resolver esse problema antes da viagem na estação de trem (leve moedas), bem em frente ao Port du Canal, de onde sai o passeio.
Os barcos não podem ser grandes, devidos às restrições do Canal, mas transportam umas 50 pessoas confortavelmente. Nossa guia poliglota descrevia as atrações nas margens em três línguas, menos o português estava em falta. É um passeio muito tranquilo e, devido à ausência de ondas e à baixa velocidade, não há risco de alguém enjoar.

Canal du Midi, barco inglês

Canal du Midi, barco inglês

Canal du Midi, barco

Canal du Midi, barco

Encontramos várias embarcações estrangeiras, principalmente inglesas. Como disse, eles atravessam o Canal da Mancha, entram na foz do Garonne e em seguida pegam o Canal em Toulouse até o Mediterrâneo. Quase todos os barcos, inclusive as “peniches” de aluguel, tinham bicicletas a bordo para os passeios nos arredores das paradas.

Canal du Midi, muralhas de Carcassone

Canal du Midi, muralhas de Carcassone

Do barco dá para ver a fortaleza de Carcassonne ao longe. Fomos acompanhados no trajeto por ciclistas, caminhantes e corredores percorrendo as estradinhas laterais, que também são uma boa opção de passeio.

Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Carcassonne.

  • Trem: a viagem tem cerca de 2h50 de duração, com baldeação em Montpellier. Os preços podem variar de acordo com a data, hora e dia da semana. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: a viagem é mais longa com cerca de 7h20 de duração, um belo passeio pelo centro da França. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris