A França possui duas cerimônias ligadas ao cinema: o César e o Festival de Cannes.

O César se inspirou do Oscar e segue seu exemplo. O primeiro se interessa essencialmente ao cinema francês e o segundo ao americano. Todos os dois podem até abrir espaços para filmes de outros países, mas não são eventos internacionais.

O César é uma competição francesa onde todas as pessoas que concorrem, selecionam e votam são ligadas ao cinema, à mídia e à TV francesa.

Contrariamente ao César, o Festival de Cannes é realmente internacional, assim como o Festival de Veneza e o de Berlim. A participação é aberta a filmes do mundo inteiro e tanto a direção quanto os membros do juri são pessoas ligadas somente à área do cinema.

Quem organiza o César é a Académie des Arts et Techniques du Cinéma e, há alguns dias atrás, em jantar de gala, ela anunciou os concorrentes para 2015. A cerimônia será dia 20 de fevereiro de 2015

O sal da Terra

O sal da Terra

Antes de mais nada, estamos torcendo, na categoria  Melhor Filme Documentário, para o ‘Sal da Terra’ de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, um filme sobre a vida e obra de Sebastião Salgado. Ele está concorrendo também ao Oscar, cujo resultado sai dia 22 de fevereiro.

Nesta mesma categoria, os outros concorrentes são:

Les

Caricaturistes, Fantassins de la democratie

.”CARICATURISTES – FANTASSINS DE LA DÉMOCRATIE” de Stéphanie Valloatto. Doze artistas internacionais formidáveis, engraçados e trágicos defendem a democracia com humor e com uma única arma, o lápis. Este documentário, colado à realidade francesa, é uma séria ameaça ao concorrente Wim Wenders.

.”LES CHÈVRES DE MA MÈRE” por Sophie Audier.

.”LA COUR DE BABEL” por Julie Bertuccelli.

“NATIONAL GALLERY” por Frederick Wiseman

Em seguinda, na categoria  Melhor filme:

Les Combattans

Les Combattans

.”LES COMBATTANTS” dirigido por Thomas Cailley. Uma história de amor (ou de sobrevivência) entre Arnaud e Madeleine. Filme francês com Adèle Haenel, Kévin Azais e Antoine Laurent. Um filme excelente.

Eastern Boys

Eastern Boys

.”EASTERN BOYS” dirigido por Robin Campillo. Daniel encontra Marek em uma estação ferroviária parisiense e cai numa cilada que vai transformar sua vida. Filme francês com Olivier Rabourdin e Kirill Emelyanov.

La Famille Bélier

La Famille Bélier

.”LA FAMILLE BÉLIER” dirigido por Eric Lartigau. Na familha Bélier todos são surdos, menos Paula, filha e elemento indispensável entre os pais e o exterior. Um dia ela decide viver sua vida. Filme francês com Louane Emera, Karin Viard e François Dami. Filme simpático e leve.

Hippocrate

Hippocrate

. « HIPPOCRATE » dirigido por Thomas Lilti. Benjamin é estagiário em hospital, no serviço dirigido por seu pai. A prática se revela mais complicada que a teoria. Filme francês com Vincent Lacoste, Reda Kateb, Jacques Gamblin.

Saint Laurent

Saint Laurent

.”SAINT LAURENT” dirigido por Bertrand Bonello. Mais um filme baseado no grande costureiro Yves Saint Laurent. Filme francês com Gaspard Ulliel, Jérémie Renier, Léa Seydoux.

Sils Maria

Sils Maria

.”SILS MARIA” dirigido por Olivier Assayas. Aos 18 anos, Maria Enders viveu o papel de Sigrid, jovem ambiciosa que conduz uma mulher mais madura, Helena, ao suicídio. Vinte anos mais tarde, ela viverá o papel de Helena, diante de uma atriz mais jovem. Filme francês com Juliette Binoche, Kristen Steward.

T

Timbuktu

.”TIMBUKTU” dirigido por Abderrahmane Sissako. Perto de Tombouctou sob o jugo de extremistas religiosos, Kidane vive uma vida tranquila. Um dia, a realidade de tribunais improvisados invade seu cotidiano. Filme francês com Ibrahim Ahmed, Toulou Kiki. Este filme está também na seleção do Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro e saberemos o resultado dia 22 de fevereiro. Timbuktu foi considerado pelo jornal LeFigaro.fr o melhor filme de 2014.

Na categoria Melhor atriz:

. JULIETTE BINOCHE no filme “SILS MARIA”

.MARION COTILLARD no filme “DEUX JOURS, UNE NUIT”

.CATHERINE DENEUVE no filme “DANS LA COUR”

.EMILIE DEQUENNE no filme “PAS SON GENRE”

.ADÈLE HAENEL no filme “LES COMBATTANTS”

.SANDRINE KIBERLAIN no filme “ELLE L’ADORE”

.KARIN VIARD no filme “LA FAMILLE BÉLIER”

Na categoria Melhor ator:

.NIELS ARESTRUP no filme “DIPLOMATIE”

.GUILLAUME CANET no filme “LA PROCHAINE FOIS JE VISERAI LE COEUR”

.FRANÇOIS DAMIENS no filme “LA FAMILLE BÉLIER”

.ROMAIN DURIS no filme “UNE NOUVELLE AMIE”

.VINCENT LACOSTE no filme “HIPPOCRATE”

.PIERRE NINEY no filme “YVES SAINT LAURENT”

.GASPARD ULLIEL no filme “SAINT LAURENT”

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris