Inácio, 9 anos, descreve sua visita acompanhada por guia ao Museu Orsay, em Paris. Quando foi a 1ª vez, não gostou, mas com a guia conferencista ele adorou!

Meus filhos – Mateus, 11, e Inácio, 9 – fizeram uma visita guiada ao Museu Orsay com a guia conferencista Zildinha Figueiredo. Não era a primeira vez que visitavam o museu – eu já tinha levado eles lá, tentando introduzi-los ao impressionismo. Devo admitir que essa primeira visita não teve muito sucesso. Eles saíram de lá entediados (sou uma péssima guia, concluí) e eu, decepcionada.

Daí, agora em outubro, a Zildinha os convidou para visitar novamente o museu. Eles, a princípio, não ficaram muito empolgados, mas toparam o passeio. E adoraram! Voltaram cheios de descobertas, entusiasmados, com muitas histórias para contar. Abaixo, Inácio nos conta o que ele aprendeu durante a visita. Deixamos o texto da forma como ele o escreveu, apenas corrigindo erros de ortografia e de digitação.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

A gente começou o passeio com a guia ZILDINHA no museu ORSAY, ela já começou falando sobre a história do prédio. O prédio antigamente era uma estação de trem, lá também tinha um hotel só para os nobres que se hospedavam em PARIS.

Como a tecnologia estava chegando na engenharia, o teto era todo feito de aço e vidro e a estrutura era feita só de aço. Mas como havia o LOUVRE e vários outros prédios importantes e chiques lá na região, a decoração tinha que combinar com o estilo dos outros prédios. Então eles fizeram uma parede decorada para combinar com os outros prédios.

Vista do museu do Louvre a partir do terraço do Museu d'Orsay

Vista do museu do Louvre a partir do terraço do Museu Orsay

Em seguida ela começou a falar da separação do prédio. Ela explicou que o lado direito são as obras que a academia francesa de arte aceitava. E o lado esquerdo são as obras que a academia francesa de arte não aceitava.

As obras que a academia francesa de arte aceitava e gostava eram as obras mitológicas, bíblicas e de eventos históricos. A pele não podia ter nenhum pelo e tinha que ser muito lisa como uma pedra de mármore.

Já as obras que a academia francesa de arte não aceitava mostravam a verdade como uma cena do cotidiano e também uma pele com rugas, espinhas etc.

A parte de dentro do museu com teto em vidro

A parte de dentro do museu com teto em vidro

Depois a gente começou a falar sobre os diferentes tipos de pinturas como as pinturas impressionistas. Os artistas impressionistas faziam as pinturas fora do ateliê.

Eles pintavam o que eles estavam vendo, por isso eles faziam as pinturas muito rápido por que aquilo que eles estavam vendo não ia ficar lá por muito tempo.

Você pode ver que nessa pintura o artista fez ela muito rápido. Um exemplo são as flores. Você pode ver que as flores são mais um rabisco do que uma coisa detalhada.

Uma coisa legal é que neste quadro o MONET pintou as mesmas pessoas duas vezes, porque ele quis mostrar o movimento.

Quadro "Les Coquelicots", de Claude Monet, exposta no Museu d'Orsay

Quadro “Les Coquelicots”, de Claude Monet, exposto no Museu Orsay

Nessa pintura (abaixo) o MONET fez ela várias vezes no dia, na chuva, no sol, no pôr-do-sol. Então você pode ver que ele teve que fazer muito rápido por que as nuvens e o tempo não iam ficar lá por muito tempo.

Rouen

Este é o relato do Inácio. Se você vem a Paris com crianças, recomendo fortemente uma visita guiada com a Zildinha!

Além do Museu Orsay, a Zildinha também oferece visitas guiadas especiais para crianças ao Museu do Louvre, à Opéra Garnier e aos castelos de Versailles e Vincennes. Essas visitas são mais interessantes para crianças a partir de 7 anos. Entre em contato com a Zildinha no email visiteparisape@gmail.com 

Clique aqui e saiba mais sobre todas as visitas guiadas propostas pela Zildinha.

Visita guiada ao Museu Orsay: informações práticas

Duração: 2h30

Dias de visita: preferencialmente às terças-feiras.

Valor: 90€ por pessoa. Criança até 7 anos: 65€. Esse valor inclui o ingresso para o museu.

Para fazer sua reserva: envie email para visiteparisape@gmail.com

Leia também:


PCC

Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris