Dione Occhipinti, autora dos guias Paris Moda: do alto luxo ao luxo acessível e O Bom & Barato das Compras em Paris, a partir de anos de observação, “categorizou” a mulher parisiense em oito perfis bem distintos: BCBG (Bon Chic Bon Genre), BoBo, bling-bling, bio-addict, modeuse (que segue as tendências), intelo (intelectual), workaholic e fashionista. 

Cada uma tem um estilo bem específico de vida, que se reflete no estilo de se vestir. Achamos a proposta bem divertida. Abaixo, deixamos Dione descrever como ela vê a parisiense BoBo.

Por Dione Occhipinti

Possivelmente você já escutou Inès de la Fressange dizer que a parisiense confia no próprio taco, que não faz esforço para se produzir e adora um trench coat com camiseta marinière. Mas será que todas as parisienses têm os mesmos hábitos e gostos?

Venho há muitos anos observando as parisienses e conversando com elas e, sim, existem alguns grupos bem diferentes entre si. Cada um se veste de uma certa forma, freqüenta determinados lugares, faz compra em outros, e pode até morar em uma ou outra região de Paris.

Uma dessas mulheres é a parisiense BOBO, abreviação de bourgeois-bohème (ou burguês-boêmio), que surge da fusão de duas palavras ligadas a classes sociais antagônicas: os artistas boêmios e os burgueses. Trata-se de quem tem uma boa situação financeira mas tem opções e valores de esquerda. São também muito conhecidos na França como “gauche caviar”. Ou, como dizem por aqui, tem o coração à esquerda e o bolso à direita.

Esse grupo de pessoas têm uma relação forte com a cultura, frequenta restaurantes indicados pelo guia Fooding – nunca pelo Michelin! – são cosmopolitas e adeptos da cultura de compartilhamento (usam AirBnB para alugar apartamentos em suas viagens, compartilham hortas comunitárias em Paris etc.)

A parisiense BoBo típica é adepta do hi-lo – veste um blazer destroyed comprado em brechó juntamente com uma linda bota recém-lançada Yves Saint Laurent.

A parisiense BoBo

A parisiense BoBo

Assim como a parisiense descrita por La Fressange, temos a impressão que ela saiu de casa correndo e não fez nenhum esforço para se produzir. Ela usa o cabelo no estilo despenteado, parecendo que acabou de sair da cama. Ela diz para todo mundo que anda de metrô com freqüência quando na verdade o máximo que faz é andar de scooter (um dos meios de locomoção preferidos pelos jovens parisienses).

Gostou? Dê uma olhada nos looks usados pela atriz e cantora Charlotte Gainsbourg no seu dia-a-dia. São uma excelente referência!

A super BoBo Charlotte Gainsbourg

A super BoBo Charlotte Gainsbourg

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris