Chamonix-Mont-Blanc é uma das mais conhecidas estações de esqui da França, situada nos Alpes franceses – a 15 km das divisas tanto da Suíça quanto da Itália. Veja nossas dicas de como aproveitá-la no outono e como chegar até lá.

A pequena cidade de Chamonix se espalha por um vale, de onde vemos o pico do Mont Blanc coberto de neve 365 dias por ano. Apesar de ser mundialmente conhecida pela estação de esqui, a cidade é um destino que atrai os franceses durante todo o ano. As altas estações são o inverno – óbvio! – e o verão (!), quando as montanhas se transformam em grandes pistas de hiking e alpinismo para todas as idades e condicionamentos físicos.

Mas o outono (e também a primavera) é uma época perfeita para conhecer a cidade, sobretudo para aqueles que não se aventuram no esqui. Por que?

Chamonix no outono

Primeiro, pelas temperaturas amenas, em torno dos 15/16 graus, perfeitas para as caminhadas em montanha. Se você gosta de fazer hiking, Chamonix é o destino perfeito.

Chamonix

Apesar da neve nos picos das montanhas dos Alpes, no outono as temperaturas são amenas

Há trilhas balizadas por todo lado, das mais fáceis às mais difíceis. Para os mais animados, é possível fazer longas caminhadas durante dias, se hospedando nos chalés (gites) que ficam nas montanhas. Geralmente, são chalés simples, no mesmo estilo de albergues, feitos para os hikers e alpinistas passarem a noite, se aquecer e se alimentar. O simpático chalé Le Refuge du Plan de l’Aiguille (foto abaixo), por exemplo, cobra 21 euros por pessoa pela pernoite (mais 9 euros o café da manhã). Mas é possível também apenas almoçar ou fazer um lanche.

Chamonix

Chalé nas montanhas, acessível apenas por trilhas, abriga quem caminha nas montanhas

No outono, você tem o privilégio de poder aproveitar a montanha na estação mais bonita do ano. Por todo o lado, a paisagem é daquelas de papel de parede, temos a sensação de estarmos dentro um conto de fadas.

Outra grande vantagem do outono é que a cidade está vazia. Você poderá pegar o teleférico que leva até o cume das Agulhas do Midi sem enfrentar filas quilométricas. Pelo contrário, o bondinho sobe quase vazio e você pode apreciar a vista com tranquilidade, sem as multidões da alta estação.

Chamonix

O topo das Agulhas do Midi

Em 20 minutos, o bondinho sai de Chamonix, que está a 1.035 m de altitude, e chega no topo das Agulhas, a 3.842 m de altitude. Lá no alto, mesmo no outono, você está no meio da neve e a vista é espetacular.

Chamonix

Vista do topo das Agulhas do Midi, nos Alpes.

Para os mais aventureiros (e há muitos!), é possível fazer a subida a pé. Mas nesse caso, é preciso contratar um guia e ter roupas e acessórios adequados. Informe-se no ofício de turismo, que fica no centro de Chamonix ou pelo site da Companhia dos Guias de Chamonix.

Chamonix

Grupo caminha na neve, chegando ao pico das Agulhas do Midi.

Além de conhecida pela beleza, Chamonix também faz fama pelos preços salgados. E, como a cidade está vazia no outono, os preços são bem mais acessíveis. Nós, por exemplo, aproveitamos uma promoção e nos hospedamos no lendário Hotel du Mont-Blanc, 5 estrelas recentemente reformado. Pagamos 180 euros a diária por um quarto que custa 480 euros na alta estação.

Para quem prefere experimentar a vida em contos de fada, os bucólicos Chalets de Philippe são a materialização da casa dos anõezinhos da Branca de Neve. Construídos em madeira, há 7 km do centro de Chamonix, nos meio das montanhas, os chalés foram decorados com antiguidades garimpadas pelo excêntrico e simpático Philippe. Uma fo-fu-ra.

Chamonix

Les Chalets de Philippe

Os quartos são pequenos e as portas, menores ainda – é preciso abaixar a cabeça para passar por elas! Mas estivemos lá para jantar – em uma mesa comunitária que reunia casais de todo parte do mundo – e todos os hóspedes estavam felizes da vida com a fofura do lugar.

Mesmo eu que não sou muito adepta a chalés, adorei o lugar e fiquei doida para voltar com as crianças. E, uma curiosidade: Philippe me disse com orgulho que “um francês muito conhecido no Brasil” é cliente regular: Claude Troigos.

Veja no Booking, outras opções de hotéis em Chamonix.

Por fim, a cidade: Chamonix é um charme. Para os que preferem a contemplação, ficar na cidade observando os cumes nevados já basta.

A cidade de Chamonix

A cidade de Chamonix

E claro, há inúmeros restaurantes charmosos, onde você poderá comer fondues e raclettes e outros especialidades alpinas. Basta caminhar pela rua principal e você vai encontrar um. E, nos arredores da cidade, há diversas opções de restaurantes-chalés.

Restaurante-chalé nos arredores de Chamonix

Restaurante-chalé nos arredores de Chamonix

E para quem busca a alta-gastronomia, há restaurantes estrelados como o Albert 1˚ (2 estrelas Michelin) e Le Bistrôt (1 estrela Michelin).

E, uma última dica: Chamonix é um ótimo lugar para ir às compras de roupas de esporte, tanto para o inverno quanto para as estações quentes. São 52 lojas, reunindo  marcas especializadas em montanhismo como The North Face, Patagonia, Peak Performance etc.

Como ir de Paris até Chamonix

  • Avião: é possível ir de Paris até Genebra e depois pegar ônibus, trem ou carro para Chamonix. A viagem de avião até Genebra dura 1h10 e custa cerca de 210 euros. Veja aqui as melhores ofertas da Air France. Há ônibus diários que ligam Genebra a Chamonix.
  • Trem: a viagem tem cerca de 7 horas de duração. Preços a partir de 63 euros. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando pela região da Borgonha. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: consulte valores, disponibilidades e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Leia também:


ChamonixNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris