Place des Vosges no Marais

Place des Vosges no Marais

Retornei ao Marais acompanhada por Zildinha, a guia conferencista indicada pelo Conexão Paris e pelo Minha VIagem Paris.
Como muitos devem saber, morei neste bairro durante 13 maravilhosos anos. Segui de perto sua transformação de bairro decadente à área hype e chic. Se nesta transformação ele perdeu, infelizmente, seu lado de antigo bairro autêntico, ele ganhou em elegância e em cosmopolitismo novaiorquino. Conheço muito bem suas ruas, restaurantes e monumentos.
Aceitei o convite de Zildinha me perguntando, enfim, o que ela pode ainda me mostrar?
Confesso que fui de surpresa em surpresa.
O roteiro da Zildinha é um sábio resumo de informações históricas, arquitetônicas, anedóticas, comportamentais e gastronômicas.

Île de la Cité

Île de la Cité

O roteiro começa pelas duas ilhas – Cité e Saint Louis – passa diante dos principais monumentos do bairro – incluindo uma visita da Notre Dame – envereda pelas ruelas e praças do Marais, cita os bons restaurantes, dá uma paradinha em uma pâtisserie que não deixa ninguém indiferente e termina com uma vista imperdível de Paris.
Se eu conhecia de cor os caminhos por onde passamos, aprendi com Zildinha a olhar de outra forma as fachadas, as esculturas e os monumentos. Pequenas informações que mudaram para sempre a relação que tinha com o bairro.

Conciergerie

Conciergerie

Daqui para a frente, todas as vezes em que eu passar diante da Conciergerie, lembrarei que cada uma das torres possui um nome e que a primeira se chama Torre de Bonbec. Sua construção é anterior à Conciergerie e foi, durante séculos, uma sala de torturas. Ter bonbec na idade média significava falar alto. A Torre de Bonbec de onde escapavam os gritos dos supliciados.

Relógio solar

Relógio solar

Agora sei que o belo relógio solar da Ilha de la Cité foi construído para anunciar o nascimento das crianças reais.

Leitura do Juizo Final na fachada da Notre Dame

Leitura do Juizo Final na fachada da Notre Dame

Diante da Notre Dame, saberei ler a verdadeira “história em quadrinhos” da sua fachada. Me lembrarei sobretudo do julgamento final, enquanto um anjo pesa com uma balança os defeitos e as qualidades da pessoa julgada, os pequenos demônios – com sorrisos irônicos – aumentam discretamente o peso em favor do inferno. Veja na foto acima, à esquerda o anjo e à direita o diabo. As pessoas à direita estão amarradas por uma corda e são arrastadas, por um diabo, para o inferno. No centro, aos pés da balança, um diabinho modifica o peso real. Mesmo na representação do discurso ameaçador da Igreja Católica, os artistas escultores encontravam um jeitinho de inserirem um detalhe divertido.

Pausa éclair mais que perfeito

Pausa éclair mais que perfeito

E assim, de detalhes em detalhes, passamos uma tarde deliciosa. E como ninguém é de ferro, tivemos no final uma pausa mais do que gourmande.
Aproveito para esclarecer que Zildinha formou uma equipe de profissionais competentes. Tanto ela quanto todos os outros membros do seu grupo estão aptos a acompanhar nossos leitores pelas ruas de Paris.
Meu próximo passeio com eles será em Montmartre.

Clique aqui para conhecer todos os passeios propostos por Zildinha e sua equipe.

Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris