As guias dos passeios de bike Meia-Noite em Paris fizeram uma viagem de bicicleta durante três dias desbravando 120km na Borgonha. A proposta foi percorrer o rota dos vinhos Grands Crus e parte do Canal du Centre.

Por Fernanda Hinke e Cristiane de Oliveira

A Borgonha, região gastronômica por excelência e famosa por seus vinhos tem sido, aos poucos, explorada pelo turismo de bicicleta. Alguns trechos já são ciclovias, outros estão em desenvolvimento.

Borgonha

Borgonha

Ao planejar nossa viagem de três dias não encontramos rotas prontas e tivemos dificuldade em alugar bikes de maneira que elas pudessem ser devolvidas em cidades diferentes. Além do mais, as informações sobre as ciclovias não eram claras.

Diante deste quadro, decidimos desbravar a região para, no próximo ano, oferecer aos nossos leitores passeios de algumas horas ou alguns dias de bike na Borgonha.

De Paris, reservamos por telefone  duas bicicletas na loja Les 2 Roues Electriques. Alugamos duas bikes estilo TCC por 43 euros cada, pelos 3 dias.

Em Dijon: prontas para pegar a estrada

Em Dijon: prontas para pegar a estrada

Primeiro dia da viagem pela Borgonha by bike

No primeiro dia, chegamos em Dijon pela manhã – Paris/Dijon em trem TGV, menos de duas horas – e pegamos nossas bicicletas na loja que se encontra a 10 minutos a pé da estação.

Em seguida, em três horas, conhecemos a famosa capital do vinho da Bourgogne. E ainda tivemos tempo para degustar as mostardas Maille e um prato tradicional da região: os escargots.

Depois do almoço pegamos a Route des Grands Crus. A intenção era chegar, no mesmo dia, em Beaune, situada a 43km de Dijon.

Campo de flores na rota do vinho

Campo de flores na rota do vinho

Nossa primeira parada foi na cidadezinha de Marsannay, quando nos deparamos com um lindo campo de flores. Enquanto tirávamos fotos, um local nos informou que existiam outros campos floridos, todos pertencentes à Prefeitura da cidade. Neles, as pessoas podiam colher flores e compor os próprios bouquets.

A segunda parada foi em Gevrey Chambertin, a 15 km de Dijon, uma área de vinhedos de prestígio mundial.

Degustação de vinhos na cave

Cave de degustação de vinhos

Este vilarejo pitoresco e florido nos encantou. Fizemos uma degustação de sete vinhos tintos no Caveau Philippe Leclerc. As degustações funcionam da seguinte forma: visita do subsolo para conhecer a cave, informações sobre a região e os vinhos degustados. No final, se o cliente compra algumas garrafas a degustação é gratuita. Senão, o custo é de 10 euros.

Uvas pinot noir

Uvas pinot noir

Em seguida, seguimos, entre vinhedos, por estradinhas sinuosas de terra. No final, estávamos conquistadas pela uva pinot noir. Conseguimos completar apenas 30km. Ao anoitecer, pernoitamos no Hotel Spa Le Richebourg, situado na região do Romanée Conti, um dos vinhos mais caros do mundo.

Segundo dia da viagem pela Borgonha by bike

No dia seguinte, chegamos a Beaune, outra das capitais do vinho da Borgonha.

Château

Château Corton Andre

Um momento bacana foi nosso encontro com Aline Mendonça que nos acompanhou na visita e degustação dos vinhos brancos Château de Corton André. Nas poucas horas que passamos juntas, Aline nos deu uma verdadeira aula sobre a região e seus vinhos.

No final da tarde, voltamos para a estrada. No nosso circuito de 40 km, atravessamos vilarejos floridos e desertos, apreciamos as plantações de uvas chardonnay, vimos castelos imponentes.

Passamos a noite no Les Hauts de Meursault, pequeno hotel simples no meio dos vinhedos.

R

Veloroute

Terceiro dia da viagem pela Borgonha by bike

No terceiro e último dia de viagem, circulamos por vinhedos até Santenay, onde pegamos a veloroute do Canal du Centre. Um circuito com estradas cimentadas e bem sinalizadas. Embora o cenário rural fosse bonito, ele não nos impressionou tanto quanto o cenário dos vinhedos. Seguimos até Montchanin, completanto 50 km neste último dia. Devolvemos as bikes em Dijon e, de lá, voltamos para Paris.

Foi emocionante reconhermos, da janela do trem, os 120 km que percorremos em três dias.

A viagem foi simplesmente mágica!

Quer pedalar com a gente pela Borgonha? Clique aqui e saiba tudo sobre essa incrível viagem.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris