Li recentemente uma matéria, publicada no site do Spotify, sobre a relação entre medo de avião e música. Como faço parte dos infelizes deste grupo, dei uma olhada no artigo.

Spotify pediu a uma psicóloga, especialista em ansiedade, uma playlist capaz de acalmar viajantes estressados.

A psicóloga em questão, Dr Spelman, parte do pressuposto que quando nossa respiração acompanha um ritmo calmo e controlado, ela relaxa a tensão muscular, que por sua vez reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea e, no final da cadeia, a ansiedade.

De acordo com Dr. Spelman, a ansiedade provocada pela viagem de avião é causada por pensamentos irracionais que criam uma ameaça exagerada e imprópria à realidade dos fatos. A música pode estimular certas estruturas do nosso cérebro ligadas às emoções e participar efetivamente do controle da ansiedade.

A playlist da psicóloga, que deve ser ouvida antes e durante o voo, é uma mistura de gêneros diversos. Entre as músicas escolhidas temos Someone Like You da Adele, Orinoco Flow de Enya, Piano On The Beach de Liborio Conti.

Achei a proposta interessante e vou tentar a experiência. Das músicas acima citadas, não conhecia nenhuma. Após pequena pesquisa no YouTube, cheguei à conclusão que vou criar minha própria lista. Tenho alergia severa a músicas tipo New Age, como Piano On The Beach.

Minha cara metade francesa, que no exercício da sua profissão de dentista usou os recursos da sofrologia, sugeriu para minha playlist o Concerto número 21 de Mozart, sobretudo o segundo movimento comumente chamado Elvira Madigan.

Depois eu conto se Mozart foi um remédio eficaz contra o stress da duplinha decolagem/aterrissagem.

Um pequeno apêndice para  explicar que Elvira Madigan foi uma jovem artista de circo que se apaixonou por um aristocrata sueco. Eles viveram, em 1888, um amor louco e proibido durante alguns meses. Ele tinha 35 anos e ela 21 quando se suicidaram. Em 1967 foi lançado um filme sobre a vida de Elvira Madigan e Sixten Sparre cujo trilha sonora  usa o concerto por piano número 21 de Mozart. O sucesso do filme foi imenso e a partir deste momento o concerto passou a ser conhecido como Elvira Madigan.


Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris