Esta foi a minha única oportunidade de viver, pelo menos algumas horas, dentro do mítico Orient Express.

Faço parte da turma que não suporta ficar confinada, muito tempo, dentro de um navio ou de um trem. Sobretudo com um único banheiro no corredor, por vagão,  caso deste último.

Orient Express

Orient Express

Quando li que o Orient Express ficaria estacionado na esplanada do Institut du Monde Arabe em Paris e que seu restaurante estaria aberto sob a direção de Yannick Alléno, imediatamente reservei uma mesa. Este restaurante efêmero faz parte de uma exposição sobre o Orient Express atualmente no Instituto. Leia mais sobre este evento clicando aqui.

Vagão restaurante

Vagão restaurante

O vagão restaurante é lindo, exatamente a imagem que tinha em mente. Me imaginei na companhia de Mata Hari e Agatha Christie.

Foie Gras e brioche

Foie Gras e brioche

 

Consomé frio

Consommé frio

Como entrada, foie gras coberto por geléia de amêndoas e acompanhado por fina fatia de brioche, algumas cerejas e um consommé frio que criou um contraste interessante.

Repolho recheado

Repolho recheado

O melhor prato da noite,  repolho recheado com caranguejo e manteiga com limão. Delicioso e delicado.

Vitelo com molho de aspargos e morilles

Vitelo com molho de aspargos e morilles

O terceiro prato, filé de vitelo, cozido no ponto certo, enrolado nas cinzas de legumes e acompanhado por aspargos e cogumelos morilles.

Sobremesa perfumada com o famoso limão da Côte d'Azur

Sobremesa perfumada com o famoso limão da Côte d’Azur

E a sobremesa, também deliciosa, um macaron de limão recheado com creme de limão de Menton.

Foi inusitado e interessante. Valeu a pena em todos os aspectos: gostei de conhecer o Orient Express por algumas horas. Ficou confirmado que não embarcarei nunca em espaços tão pequenos por longas viagens. E gostei do atendimento. Na situação precária de um restaurante efêmero, tinha uma pessoa encarregada de acompanhar os clientes até o banheiro do Instituto, uma recepcionista para o vestiário, outra para chamar taxi, um manobrista, um sommelier perfeito na sua discreção e um chefe de sala que nos apresentava de maneira poética os pratos desta viagem de apenas algumas horas. E gostei do jantar em si. Os pratos estavam saborosos com nota máxima para o repolho recheado.

Preço: 120 euros por pessoa sem bebidas.

E leia aqui um artigo sobre o famoso limão de Menton, na Côte d’Azur.

Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris