Saiba como ler um cardápio francês: como pedir o vinho, a água e como são os menus e as ofertas do dia, sempre mais baratas que o à la carte.

Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Muitos já conhecem o esquema, mas não custa explicar. E entender o cardápio de restaurante francês pode ser um pouco complicado, sim senhor.

Existe uma diferença importante entre o cardápio na França e no Brasil e estou me referindo à forma como a refeição é oferecida e como a sequência de pratos é apresentada. Aqui estão alguns termos e dicas para ajudá-los a encontrar o “norte” com um cardápio francês nas mãos.

Menu do dia

Menu do dia

. Menu ou formule: trata-se de um menu a preço fixo que inclui dois ou mais pratos com opções únicas ou limitadas para cada um. Esta é geralmente a refeição mais barata do dia e, em alguns restaurantes, a única. As opções muitas vezes veem escritas em um quadro/lousa ou em uma página especial separada do menu tradicional. Estes pratos, na maioria dos restaurantes, mudam diariamente e muitas vezes são elaboradas com ingredientes da estação, um dos motivos que os fazem ter um preço mais em conta e não figurarem no menu tradicional.

. Plat du jour é o especial (literalmente, “prato do dia”) e normalmente faz parte do menu/formule.

. À la carte é o cardápio tradicional do restaurante. Se você não gostar das opções do menu/formule pode pedir à la carte.

Um pichet

Um pichet

. Carte des vins é a carta de vinhos e nela as opções podem ser: pedir uma garrafa, pedir uma taça, pedir meia garrafa ou pedir um pichet (pronuncia-se pichê). O pichet é 3/4 de garrafa (em torno de 500ml) de vinho da casa servido em um jarro. Existe também o meio pichet (an demi pichê).

. Menu dégustation é um menu com pequenas porções de vários pratos escolhidos pelo chef. Geralmente este menu apresenta suas especialidades e seu repertório.

A refeição francesa pode seguir um longo ritual que se organiza da seguinte forma:

. Apéritif – coquetel, bebida antes da refeição (pago a parte);

Amuse bouche

Amuse bouche

. Amuse-bouche ou amuse-gueule – um entradinha de apenas uma ou duas mordidas (às vezes oferecido pelo restaurante);

. Entrée – entrada que pode ser fria ou quente. Dependendo do menu, temos mais de uma entrada geralmente uma fria e uma quente.

. Le plat – o prato principal. Algumas vezes temos dois pratos principais com peixe e carne;

. Fromage – queijo, às vezes servido com uma geleia, frutas frescas ou mel;

. Dessert – sobremesa;

. Café (com gourmandises et/ou petit fours) – nos restaurantes mais chiques o café vem acompanhado de doces e biscoitos;

. Digestif – bebida depois do jantar, paga à parte;

Café gourmand

Café gourmand

. Café gourmand: é uma opção de sobremesa “à la carte” que oferece um café com 3 mini sobremesas. Não se  trata de gourmandises ou petit four e sim de porções miniaturas de sobremesas que existem no menu. Excelente pedida para os indecisos.

. Une carafe d’eau (se pronuncia: une carafe dô): uma garrafa de água. Em todos os restaurantes, dos mais simples aos mais chiques, você pode pedir uma garrafa de água grátis. É torneira, mas é perfeitamente potável.

. Une bouteille d’eau (une butei dô): aí sim, uma garrafa de água mineral, plate (pláte) sem gás ou avec gaz, com gás;

O valor de 10% do serviço já esta sempre embutido na conta, não é  necessário acrescentar. É claro que se você quiser deixar uma caixinha maior fica a sua critério, mas não precisa ser 10% do valor e não é obrigatório.

Clique aqui e conheça os roteiros gastronômicos em Paris propostos pela Karen.


cardápio francêsConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris