Localizado próximo à cidade de Tours, o Château d’Artigny foi construído pelo magnata da indústria dos perfumes François Coty. Nascido na Córsega com o nome de Joseph Spoturno, Coty foi o primeiro perfumista a desenvolver toda uma linha de produtos – de batom a pó facial – a partir de um perfume. Além disso, ele foi o pioneiro em contratar renomadas marcas de cristais como a Lalique e a Baccarat para desenhar e produzir os vidros de seus perfumes.

Castelo de

Château d’Artigny

Apesar de ter sido construído entre 1912 e 1929, o projeto do Château d’Artigny seguiu o estilo dos castelos do século XVIII. O prédio é uma cópia do Château de Champlâtreux porém sua decoração interna foi inspirada no luxo e na ostentação do Château de Versailles.

Lobby do Châteaux d'Artigny

Lobby do Château d’Artigny

Após a morte de Coty e inúmeras idas e vindas, sua filha vendeu o castelo ao empresário do setor hoteleiro René Traversac. Ele foi então restaurado e transformado em um hotel de luxo, sendo inaugurado em 1962.

Quarto do castelo

Quarto do castelo

Hoje em dia o hotel guarda o aspecto, a atmosfera e as cicatrizes do tempo de sua inauguração. Todos os 56 quartos são diferentes entre si e ricamente decorados (papéis de parede em tecido com estampas extravagantes; móveis antigos; tetos altos; entalhes e arabescos). Os banheiros são em mármore e alguns são tão grandes quanto os quartos. Apesar de toda a estética de uma época passada, as suítes possuem as comodidades da vida moderna: TV, mini-bar, wifi, telefone e ar condicionado.

Chapela do castelo

“Capela” do castelo

A antiga capela do castelo, erguida à imagem e semelhança (em escala reduzida) daquela de Versailles, foi posteriormente transformada no Pavilhão d’Ariane. Nela se encontram os quartos mais originais e aconchegantes do hotel.

Quarto da capela

Quarto da capela

Alguns são duplex, outros possuem mezanino e em outros temos a  sensação de estarmos em uma casa de campo de bonecas.

Salão do café da manhã

Salão do café da manhã

As grandes estrelas do castelo são, no entanto, os salões do primeiro andar, entre eles os de café da manhã, de jantar e de recepções.

Salão do jantar

Salão do jantar

Alem dos painéis de madeira trabalhados, dos espelhos, candelabros e papéis de parede, o que mais impressiona é o piso de mármore com incrustrações de arabescos de bronze no salão de café da manhã.

Prato principal

Prato principal

Sobremesa

Sobremesa

Além do salão, comer no hotel também vale a pena:  todos os pratos, no jantar, estavam extremamente saborosos. E a equipe é  atenciosa, simpática e competente.

O hotel tem também, no seu subsolo, um spa com sauna, banho turco, sala de ginástica, hidromassagem, área de relaxamento e massagem. Tratamentos de beleza e massagens são oferecidos. No exterior há uma piscina aquecida (aberta de 01/05 a 30/09) e 2 quadras de tênis. Bicicletas estão disponíveis para os hóspedes.

Monsieur Brault, o gerente do local, me contou que no início da década de 90, o então presidente Fernando Collor passou uma temporada no castelo exercitando seu lado bon vivant e esportivo. Isso atraiu não só a atenção da mídia, que invadiu a propriedade, mas também fez o hotel ficar conhecido entre os brasileiros.

Eu passei dois dias mágicos praticamente sendo o único hóspede do castelo. Andar pelos seus corredores vazios, acordar em um quarto com vista para o jardim, jantar e tomar café da manhã sozinho nos seus salões suntuosos sendo servido pelos funcionários extremamente atenciosos me fez sentir em um filme sobre a realeza francesa – ou quiçá a própria Maria Antonieta.

Para chegar até o Château d’Artigny partindo de Paris pegue o TGV na Gare Montparnasse com destino a Saint-Pierre des Corps (mais ou menos 1 hora de viagem). Chegando em Saint-Pierre pegue então um táxi (há uma fila deles na porta da estação) e ande mais 20 minutos até o castelo (preço da corrida em média 40€).

Obs.: todas as fotos foram feitas por mim, exceto as fotos dos quartos.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris