Por Zildinha, guia dos museus e monumentos de Paris indicada pelo Conexão Paris.

Muitos leitores adoram Maria Antonieta, mas poucos conhecem a Josefina, Imperatriz da França e esposa de Napoleão.

Joséphine

Joséphine

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Josefina / Joséphine

Josefina nasceu na Martinica, filha de grandes plantadores de cana de açúcar.  De longe, ela sonhava com liberdade, Paris e Versailles.

Um dia uma velha empregada da fazenda leu sua mão e previu um futuro dourado, muita glória e fama.

Josefina

Josefina

Aos 16 anos ela se casou com Alexandre de Beauharnais, um amigo da familia, com quem terá dois filhos: Eugène e Hortense.

Eles se mudaram para Paris e imediatamente ela foi aceita pelas famílias nobres. Alguns anos mais tarde seu marido morre, guilhotinado pelo revolução.

Viúva, pobre e com dois filhos, Josefina foi obrigada a fazer uso das suas conexões para sobreviver.

Josefine

Josefina

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


Josefina se vestia muito bem e vivia coberta de dívidas, situação que ela resolvia usando relações e favores.

O oráculo da velha empregada se concretizou nos seus 32 anos quando ela encontrou pela primeira vez Napoleão. Neste encontro, seu filho Eugène, de 14 anos, pede ao futuro imperador a espada do pai guilhotinado. Napoleão, sensibilizado, entregou o objeto ao filho e se apaixonou pela mãe.

Joséphine, uma fashionista

Joséphine, uma fashionista

Josefina viu nesta paixão a solução dos seus problemas financeiros. Eles se casaram no civil e ela continuou sua vida mundana, mal vista pela opinião pública e pela família Bonaparte.

Coroação de Josefina, quadro de Jacques-Louis David (detalhe)

Coroação de Josefina, quadro de Jacques-Louis David (detalhe)

Ainda apaixonado por Josefina, Bonaparte se tornou Napoleão I, Imperador da França. Ele adotou seus filhos, a proclamou Imperatriz na catedral Notre Dame de Paris e a cobriu de presentes, entre eles o castelo Malmaison.

Joséphine se tornou embaixatriz da elegância e da distinção francesa e realizou, assim, o sonho de Napoleão de fazer da sua corte a mais grandiosa da Europa. Ela  encarnou com grande naturalidade o papel de soberana e deu ao império militar de Napoleão uma face feminina.

 


Ganhe 10% de desconto em todos os passeios oferecidos pela Paris City Vision

pagina inicial Pariscityvision

Basta usar o código CONEXAOPARIS


 

Josefina, já com idade avançada, não conseguiu dar um herdeiro ao trono. Ela tentou uma solução casando sua filha Hortense com Louis, irmão de Napoleão. O filho deste casal, neto de Josefina e sobrinho de Napoleão, será mais tarde o Imperador Napoleon III.

Quarto da Josefina no Castelo Malmaison

Quarto da Josefina no Castelo Malmaison

A situação do casal se desloca e Josefina passou a suportar as amantes de Napoleão até o divórcio público. Grand Seigneur ele deixa com ela o título de imperatriz e Malmaison, onde ela se recolhe para cuidar dos netos e do jardim.

Sala de jantar do Malmaison

Sala de jantar do Malmaison

Uma mulher livre e dotada de uma grande força vital. Uma trajetória que começa na infância na Martinica, passando pelos horrores da revolução francesa, pela viuvez pobre e mãe de duas crianças, pelo privilégio de ocupar a posição mais elevada da sociedade européia e termina com exílio em Malmaison como esposa rejeitada.

Leia sobre as visitas guiadas aos museus e os passeios a pé por Paris oferecidos pela Zildinha clicando aqui e aqui.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

Exposição sobre Napoleão até 19/12/2021

Admirado e controverso, herói e vilão, Napoleão Bonaparte é uma figura complexa cuja vida oscila entre heroísmo e tragédia, vitória e derrota, avanços modernos e medidas retrógradas.

Por ocasião dos 200 anos de sua morte, o Grand Palais e La Villette propõem uma exposição espetacular, retraçando a vida dessa figura fascinante que moldou a França de hoje.

Mais de 150 peças originais, reunidas pela primeira vez, se sucedem em um percurso cronológico e educativo. Várias reconstruções e dispositivos digitais oferecem aos visitantes uma verdadeira imersão no coração desses momentos decisivos da história da França.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Até 19/12/2021, todos os dias, das 10h às 19h.

Local: La Grande Halle do Parc de la Villette – 211 avenue Jean Jaurès, 75019. Metrô linha 5, estação Porte de Pantin.

Ingresso: 20€

Outros artigos sobre Napoleão

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris