Quentinho, cremoso, ligeramente crocante… O Gratin Dauphinois, ou o nosso gratinado de batata, vive na memória de qualquer francês.

Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris

O Gratin Dauphinois é um prato reconfortante que agrada crianças e adultos, remete a infância e não é nada difícil de fazer. Quem diz não gostar, nunca provou um verdadeiro!

Nesse artigo, além da receita original de gratin dauphinois, vamos ensinar também alguns segredos e truques para chegar a perfeição.

Batatas gratinadas, gratin dauphinois

Batatas gratinadas ou gratin dauphinois

Os ingredientes

Batata: tem que ser do tipo firme, de preferência a Charlotte ou a Roseval.
Alho: esfregue no prato para um sabor leve ou o pressione direto no creme de leite, para um sabor marcante.

A receita original era feita só com creme de leite, mas os tempos mudaram e se você quiser uma receita mais leve vale colocar metade creme e metade leite. Não use leite desnatado!

Queijo: a receita original é sem queijo… Mas um gruyère ralado (emmental, não!) nunca fez mal a ninguém.

Preparo

Há muitas maneiras de fazer o gratin dauphinois. Tudo depende do tempo disponível e a textura que você prefere.

Na receita tradicional (veja mais abaixo) as batatas são imersas no creme de leite e cozidas a 150 graus por 1h30 a 2h. Os puristas cozinham a 120 graus por 2h30 -3h! Cozinhar longa e lentamente é melhor para o sabor e a consistência das batatas. Apenas tome cuidado para que não sequem.

Pré-cozidas: você também pode cozinhar as batatas cortadas em uma panela grande com leite e depois seguir a receita original. Levará menos tempo.

 


O sommelier brasileiro Luiz Batistello está oferecendo um curso online onde você vai aprender sobre os melhores vinhos e queijos franceses e como fazer uma harmonização perfeita entre eles.

Dia 12/11 às 20h de Brasília via Zoom.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES


 

Gratin Dauphinois: a receita original

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 1,6 kg de batatas
  • 1,5 litros de creme de leite
  • 1 ou 2 dente de alho
  • sal e pimenta
  • manteiga

Modo de preparo:

Descasque e corte as batatas em rodelas. Esfregue um prato com o alho, esmagando um pouco. Disponha as batatas no prato em camadas regulares, cada camada com sal e pimenta. Cubra tudo com o creme de leite e agite ligeiramente o prato para distribuir bem. Coloque alguns pedaços de manteiga por cima, sal e pimenta.

Asse cerca de 2h30 a 120 graus. As batatas vão absorver o creme de leite, o creme deve ficar levemente dourado e as batatas derretendo. Se quiser, no final, aumente o forno para 200 graus por cinco minutos para aumentar o dourado da crosta.

O gratin dauphinois acompanha lindamente carne de boi, carne de porco, vitela, cordeiro. Fica divino servido com uma salada verde como prato principal. Pode ser preparada antecipadamente. Neste caso, cozinhe menos 30 minutos e esquente por 30 minutos na mesma temperatura.

Variantes

Gratinado de batata com legumes: substituição total ou parcial das batatas por cenouras, batata doce e outros legumes que suportam serem cozidos por muito tempo. Não escolha legumes “soft” pois podem se transformar em puré .

Bon appétit!


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris